100 anos de Clarice Lispector

Por SOMOS Educação

“Liberdade é pouco. O que desejo ainda não tem nome”. Essa é uma das muitas frases marcantes da célebre autora Clarice Lispector. Neste ano, se estivesse viva, ela completaria 100 anos. A escritora ainda é uma febre entre diferentes gerações de apaixonados por literatura. 

Clarice naturalizou-se brasileira e é reconhecida como uma das principais autoras do país, porém nasceu na Ucrânia em 10 de dezembro de 1920. Entre suas obras mais famosas estão “A paixão segundo G.H.” e “A hora da estrela”, ambas contaram com adaptações para o cinema.

Romances, contos, crônicas e reportagens fazem parte da sua vasta e celebrada obra. Clarice insere um tom psicológico, intimista e existencial em seus escritos, o que a torna misteriosa e enigmática para alguns, e fascinante para outros. Sendo, assim, um desafio de público e crítica.

Clarice Lispector
Clarice Lispector

Clarice Lispector já foi inclusive chamada de “bruxa” e “exótica” pela imprensa. Também foi chamada de “Esfinge do Rio de Janeiro”. Este último apelido faz referência a uma passagem da escritora pelo Egito. Em uma viagem, ela olhou fixamente para a esfinge. “Não a decifrei”, escreveu Clarice. Mas ela continuou: “Mas ela também não me decifrou”.

Colóquio Internacional

Para comemorar o centenário, o Colóquio Internacional Cem Anos de Clarice Lispector vai reunir críticos do Brasil, Portugal, França e Estados Unidos para discutir as várias facetas da autora.

O colóquio é promovido pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, com organização das professoras Yudith Rosenbaum e Cleusa Rios Passos, respectivamente, dos Departamentos de Letras Clássicas e Vernáculas e de Teoria Literária e Literatura Comparada. As mesas-redondas e atividades acontecem entre 19 e 21 de outubro, das 8h50 às 17h30, com transmissão ao vivo e gratuita pelo canal da FFLCH na plataforma Youtube

(Imagens: acervo IMS & arquivo nacional)

REFERÊNCIAS

https://jornal.usp.br/cultura/coloquio-celebra-os-100-anos-de-clarice-lispector/

https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/hoje-e-dia-centenario-de-clarice-lispector-marca-esta-semana

https://vestibular.uol.com.br/resumo-das-disciplinas/atualidades/clarice-lispector—100-anos-do-nascimento-da-escritora.htm

Compartilhe nas suas redes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *