O gás que os alunos precisam antes do Enem

Por SOMOS Educação

Já virou tradição. Às vésperas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a Somos Educação promove um grande Aulão, dando aos alunos a oportunidade de tirar as últimas dúvidas das várias áreas de conhecimento contempladas na prova. O intensivão é realizado desde 2016, mas, neste ano, aconteceu com novidades, principalmente em relação ao formato.

Nos anos anteriores, as aulas eram transmitidas ao vivo, ou seja, com dias e horários programados para cada disciplina e cada área do conhecimento. Os alunos, então, normalmente, assistiam em suas escolas espalhadas por todo o país. Em 2018, o Aulão foi gravado e depois disponibilizado numa plataforma digital, por uma empresa parceira da Somos.

A gravação aconteceu em duas datas, 18 e 25 de outubro e teve a rica participação de duas escolas dos sistemas de ensino Maxi e Ético. Os alunos não apenas acompanharam a produção do vídeo, como também puderam interagir com os professores.

“Essa mudança foi pensada para dar mais opção às escolas. Com o Aulão gravado, cada instituição de ensino tem autonomia para utilizá-lo no momento que considerar mais propício”, explica Tânia Medeiros, responsável pelos projetos pedagógicos da Somos. Ela também celebrou a participação da plateia de estudantes nos dias em que o vídeo foi produzido. “Essa interação certamente provocou maior motivação e engajamento dos demais alunos que estão nessa reta final do ensino Médio e totalmente focados no Enem”, destaca.

Um dos alunos presentes na gravação foi Victor Hugo de Lima, estudante do 3º ano do ensino Médio do Colégio São Carlos, do ABC paulista. “O Aulão dá a oportunidade de revermos conceitos que talvez a gente tenha esquecido, nos preparando para o Enem”, disse o estudante, que pretende seguir a carreira de Relações Internacionais. Sua colega, Eduarda Gomes Pereira, também aproveitou o Aulão para refrescar a memória e pegar dicas dos professores. “Penso em cursar Química e essa é uma oportunidade ótima para nos prepararmos”, diz a estudante.

Aulão tira dúvidas em várias áreas

A mudança do formato ao vivo para o gravado trouxe ainda outra vantagem. Os alunos conseguem priorizar as áreas do conhecimento que possuem mais dificuldades ou maior interesse. “Dessa forma, o aluno pode decidir por qual tema direcionará seus estudos”, explica Tânia.

Além de tratar conteúdo das mais variadas áreas do conhecimento, o Aulão também trouxe como material preparativo para o Enem diversos temas da atualidade que podem compor o exame nacional. Entre os assuntos, estão inteligência artificial, as fake news, desenvolvimento sustentável e racismo, entre outros.

Todos esses assuntos foram extraídos da Revista Atualiza, editada pelo Grupo Somos Educação. A publicação, disponibilizada aos parceiros dos sistemas de ensino da Somos através do portal pedagógico, tem periodicidade bimestral e foco em temas da atualidade com grandes chances de serem contemplados no Enem e nos vestibulares.

Quer ver como foi o Aulão? Acesse http://somossistemas.com.br/aulaoenem2018/ e veja todo o conteúdo disponibilizado para uma boa prova!

Fotos: Somos
Compartilhe nas suas redes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *