4 escritores pelo mundo para você conhecer

Por SOMOS Educação

A literatura é uma das melhores formas para se conhecer parte da cultura de um país. Afinal, o autor, deliberadamente ou não, sempre coloca a própria identidade numa obra. Desse modo, raízes culturais inegavelmente são marcadas nas páginas de qualquer livro. 

Pensando nisso, apresentamos dicas de 4 escritores de diferentes cantos do mundo para você conhecer. Confira!

Valter Hugo Mãe (Portugal – Europa)

(Foto: Reprodução)

 “Não é efetivamente possível imaginar que um autor possa contentar-se com o que fez, pode ter encontrado a paz com o livro. Mas satisfeito nunca. E se estiver, é um autor morto”, assim afirmou Valter Hugo Mãe – nome artístico do escritor português Valter Hugo Lemos.

Além de escritor, Valter é editor, artista plástico, apresentador de televisão e cantor. O artista nasceu em Henrique de Carvalho,  atual Saurimo, uma cidade angolana mas com administração por Portuguesa, em 1971. 

É um dos autores mais emblemáticos da literatura contemporânea.

Rede de Experiências indica:

O filho de mil homens

A máquina de fazer espanhóis


Chimamanda Ngozi Adichie (Nigéria – África)

(Foto: Reprodução)

“A cultura não faz as pessoas. As pessoas fazem a cultura. Se uma humanidade inteira de mulheres não faz parte de nossa cultura, então temos de mudar nossa cultura”, provoca a escritora nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie, uma das maiores vozes do feminismo na atualidade.

Ela já é considerada uma das mais importantes jovens autoras anglófonas de sucesso, e atraiu uma nova geração de leitores de literatura africana. Seu primeiro romance, Hibisco roxo (2003), foi finalista do Orange Prize (atual Baileys Women’s Prize) de 2004 e vencedor do prêmio de melhor primeiro livro do Commonwealth Writers. Já Meio sol amarelo (2006), sobre a guerra do Biafra, venceu o prêmio de ficção do Baileys Women’s Prize de 2007 e o de “melhor dos melhores” da década do mesmo prêmio.

Rede de Experiências indica:

Americanah

Hibisco Roxo


Haruki Murakami (Japão – Ásia)

(Foto: Reprodução)

“Se você apenas lê os livros que todo mundo está lendo, você só pode pensar o que todo mundo está pensando”, disse o célebre autor japonês Haruki Murakami. Ele é um dos autores mais lidos do japão e do mundo: sua obra foi traduzida para mais de 50 idiomas!

O sucesso se dá pelo fato do autor trazer às suas obras temas universais para reflexões, como sexo, solidão, amor, entre outros dilemas existenciais do ser humano.

Rede de Experiências indica:

Kafka à beira-mar

Sul da fronteira, oeste do sol

Jorge Luis Borges (Argentina – América do Sul)

(Foto: Reprodução)

“Somos um sonho sem sonhador. Esse sonhar se chama história universal, e cada um de nós é um símbolo desse sonho”, a citação é do escritor, poeta, tradutor, crítico literário e ensaísta argentino Jorge Luis Borges.

O autor é conhecido por ser um dos que contribuíram significativamente para o gênero de literatura fantástica, assim como o escritor colombiano Gabriel García Marquez.

Rede de Experiências indica:

Ficções

O Aleph

Fotos: Unsplash e Divulgação

Confira mais notícias de atualidades em: https://www.rededeexperiencias.com.br/atualiza

REFERÊNCIAS

Compartilhe nas suas redes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *