5 ferramentas digitais que fazem a diferença na educação

Por SOMOS Educação

Não há dúvidas de que o processo de aprendizagem está cada vez mais associado aos benefícios que a tecnologia pode oferecer. Diante dos novos contextos, a tendência é que o laço que as une cresça progressivamente. Fato disso é a expansão de plataformas digitais com fins educacionais.

Tendência no mercado, a prateleira de ferramentas digitais educacionais apresenta as mais diversas soluções, seja para fomentar os estudos, seja para auxiliar na organização da gestão escolar, melhorar a comunicação entre pais, alunos e escola, ou ainda incentivar o aprendizado.

Quer conhecer algumas das opções mais bem avaliadas no mercado? A gente mostra para você!

VideoCamp

Plataforma online e gratuita para exibições públicas de filmes de impacto, ou seja, que tratam de situações que mexam de alguma forma com a sociedade. Segundo o próprio site, a ideia é promover a discussão sobre “temas sensíveis e que, sobretudo, promovem um mundo mais justo, solidário, sustentável e plural”. Atualmente, a VideoCamp contabiliza mais de 20 mil exibições em mais de 90 países, para mais de 800 mil espectadores. Acesse a plataforma e agende sua exibição gratuita para provocar excelentes reflexões em sala de aula! Clique para agendar: https://www.videocamp.com/pt/movies.

Escola Digital

Também gratuita, é uma plataforma de busca de recursos digitais de aprendizagem. Reúne diversos conteúdos da internet e vários recursos interessantes, entre infográficos, vídeos e videoaulas, simuladores, animações e até games que podem ser usados por quem quer aprender e ensinar usando a tecnologia. Todo o material oferecido tem como objetivo enriquecer e dinamizar as práticas pedagógicas. Descubra todas as possibilidades através do site http://escoladigital.org.br/.

Mentimeter

Disponível em inglês, a ferramenta ajuda a criar interações, como enquetes e votações, em tempo real, e podem servir como atrativo adicional em sala de aula. A plataforma de pesquisa interage com celulares, o que permite, por exemplo, que professores criem o questionário na hora, em plena aula, os alunos escolham a resposta utilizando um smartphone ou tablet e imediatamente a plataforma devolve os resultados, que podem ser apresentados aos alunos. Há três versões dessa ferramenta disponíveis, sendo gratuita a primeira versão, que possui limitação no número de questões. Mesmo essa, mais simples, tem potencial de engajar os alunos por mei ode atividades e trazer à rotina da aula uma dinâmica nunca vista! Para usá-lo, é só acessar https://www.mentimeter.com/.

Escola em Movimento

Focado em melhorar a comunicação da escola, o aplicativo permite enviar mensagens para os pais, individualmente, por turmas ou para toda a escola, além de funcionar como canal de atendimento para as diversas demandas que surgem na instituição de ensino. Entre outras funcionalidades, vale destacar a agenda digital, que permite a escola criar diferentes tipos de calendários, como eventos, feriados e provas e compartilha-los com pais e alunos; e o “Estou Chegando”, no qual a escola pode monitorar a distância dos pais da portaria e então liberar a saída dos alunos de forma mais organizada. Apesar de não ser gratuita, a Escola em Movimento é uma parceria da Somos Educação. Se você também é, entre em contato conosco pelos comentários para enviarmos o pacote exclusivo com descontos e benefícios. Mais detalhes em https://www.escolaemmovimento.com.br/.

Plurall

Aplicativo interativo, jovem e dinâmico, ajuda a transformar o estudo em uma experiência muito além do universo escolar. Além de disponibilizar o material didático em formato digital, a ferramenta ainda permite que pais acompanhem a evolução de seus filhos nos estudos, através da divulgação de vários dados escolares, além de servir como plataforma de comunicação da instituição de ensino com pais e alunos pelo celular para envio de notificações, tarefas e avisos importantes. Se você é parceiro Somos Educação, tem acesso totalmente gratuito a essa plataforma digital! Veja mais detalhes clicando em https://www.plurall.net/.

E você, o que acha das ferramentas digitais na educação? Comente em nosso post e continue por dentro das principais notícias e informações no Rede de Experiências! Veja outras notícias em https://www.rededeexperiencias.com.br/em-familia.

Foto: Aplicativos
Compartilhe nas suas redes

Um comentário em “5 ferramentas digitais que fazem a diferença na educação

  • 20 de junho de 2018 em 17:08
    Permalink

    Os alunos estão cada mais envolvidos com a tecnologia, nada mais legal do que utilizar todas essas ferramentas para promover a autonomia dos alunos e facilitar cada dia a rotina do professor.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *