5 filmes para assistir com seus filhos nas férias

Por Somos Educação

O cinema sempre foi considerado uma janela para o mundo. Em época de férias escolares é uma “mão na roda” para os pais, que viram “provedores de conteúdo” para filhos sem escola.

Para quem já levou as crianças aos filmes infantis que estão em cartaz: Homem Aranha e Meu Malvado Favorito 3, segue aqui uma lista de cinco filmes relacionados à educação.

Mas preste atenção à classificação etária. O filme A Onda, por exemplo, é mais indicado para jovens e adultos.

Escritores da Liberdade

Direção: Richard Lavagranese – EUA/Alemanha, 2007

A professora Erin encara uma nova turma numa escola onde os adolescentes são abandonados à própria sorte, enfrentando sérios problemas de ordem racial e social. A professora cria uma dinâmica que consegue mostrar aos alunos que as situações de exclusão e preconceito podem afetar a todos, independentemente de cor, origens étnicas e religião.

Sociedade dos Poetas Mortos

Direção: Peter Weir – EUA 1989

Oscar de Melhor Roteiro Original

John Keating, o novo professor de literatura da Academia Welton – tradicional escola preparatória para jovens onde predominam valores tradicionais e conservadores – usa métodos pouco ortodoxos para que os alunos aprendam a pensarem por si mesmos e seguirem seus sonhos, mesmo enfrentando a enorme pressão dos pais e da escola.

Gênio Indomável

Direção: Gus Van Sant – EUA – 1997

Oscar de melhor ator e roteiro original

Um jovem de 20 anos que já teve problemas com a polícia trabalha como servente em uma universidade de Boston e revela um grande talento para a matemática. Mas ele volta a se envolver com a lei e por isso é obrigado a fazer terapia. Parece não dar certo, pois ele desdenha todos os analistas – até encontrar um psicólogo que o ajudará a formar sua identidade e a tomar um novo rumo na vida.

Escola de Rock

Direção: Richard Linklater – EUA 2003

Demitido da banda de rock No Vacancy, Dewey Finn aceita se tornar professor substituto de uma prestigiosa escola preparatória. O professor forma então uma banda com seus alunos, tornando-se um exemplo de superação e persistência.

 A Onda

Direção: Dennis Gansel – Alemanha / 2009

Rainer Wenger, professor de um curso sobre autocracia, decide explicar na prática este conceito aos alunos, que não acreditavam na possibilidade de um regime autoritário na Alemanha depois do nazismo.  Para provar o contrário, Wenger cria um experimento para mostrar como é fácil manipular as massas, como fez o fascismo. A situação foge do controle e os alunos começam a propagar os métodos aprendidos por toda a cidade.

Fotos: Divulgação
Compartilhe nas suas redes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *