75 anos do fim da Segunda Guerra: Berlim lança exposição virtual

Por SOMOS Educação

Em comemoração aos 75 anos do fim da Segunda Guerra Mundial, Berlim, a capital da Alemanha, lançou uma exposição com imagens e depoimentos históricos que marcam o encerramento de um dos episódios mais sombrios da história mundial. 

“Você quer o que você vota?” é uma das frases da campanha de lançamento. O projeto foi iniciado no dia 8 de maio, data que ficou conhecida como o Dia da Libertação do Nazismo.

A exposição inicialmente seria ao ar livre em diversos pontos históricos da cidade, mas, devido à pandemia de covid-19, os planos mudaram.  Os eventos agora são virtuais. Contando com podcasts, vídeos e um aplicativo de realidade aumentada, a exposição pode ser acessada de qualquer parte do mundo até 2 de setembro. Confira> https://75jahrekriegsende.berlin/en/experience/

Importância histórica

A exposição tem também como destaque discussões sobre o caminho de uma democracia até uma ditadura, a dimensão europeia da Segunda Guerra Mundial, a vida cotidiana entre guerra e paz, e os crimes do regime nazista contra a humanidade.

segunda guerra mundial e paz
Fim da Segunda Guerra: Soldados exaltam paz

Para trazer os holofotes à exposição, o governo de Berlim lançou uma campanha com cartazes espalhados por diversos pontos da cidade. Manchetes como “no início foi a eleição”, “você quer o que você vota?” e “uma eleição e seu resultado” são confrontadas com imagens da cidade destruída no fim da Segunda Guerra Mundial.

O projeto ressalta que eleições democráticas abriram o caminho para a ditadura de extrema direita do regime nazista no país, a campanha, segundo o site do projeto, também pretende lembrar “que é responsabilidade de todos evitar que a história se repita”.

Confira mais notícias de atualidades em: https://www.rededeexperiencias.com.br/atualiza

Fotos – Unsplash

 


Compartilhe nas suas redes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *