80 anos da Segunda Guerra Mundial

Por SOMOS Educação

Há 80 anos, mais especificamente no dia 1º de setembro, iniciava um dos conflitos históricos mais devastadores da humanidade. Uma tragédia que tirou a vida de aproximadamente 70 milhões de pessoas. Era o começo da Segunda Guerra Mundial, a maior crise humanitária do século 20.

Mussolini e Hitler, figuras do fascismo e nazismo.
Mussolini e Hitler, figuras da Segunda Guerra Mundial.

A guerra iniciou quando os alemães atacaram a Polônia. O ditador Adolf Hitler governava a Alemanha e com a ascensão do Partido Nazista tinha planos de dominar toda a Europa. Foi o estopim para seis anos de batalhas que, entre campos de concentração e bombas atômicas, envolveu 62 Estados e 80% da população mundial, atingindo, além da Europa, países da Ásia, África, América do Norte e do Sul e Oceania.

Causas e consequências

O avanço do fascismo e do nazismo foram determinantes para o estabelecimento da guerra. Com a crença numa “supremacia racial”, o conflito mundial revelou aspirações contra povos, religiões, raças, e a pessoas oriundas de diversos indicadores sociais considerados inferiores pelos regimes totalitários. Diante da prática e da propaganda nazista, a guerra revelou sua face intolerante.

A derrota de Hitler e o fim da Guerra foi determinada pela então União Soviética, no território onde ocorreram as batalhas decisivas. Foi nos arredores de Moscou, em dezembro de 1941, que o exército de Hitler sofreu a sua primeira derrota.

O mundo de hoje

É preciso aprender a história para não repetir tragédias no futuro. Diante dessa máxima, os 80 anos da maior tragédia humanitária da história nos fazem lembrar a importância dos direitos humanos igualitários, do respeito mútuo e valores democráticos universais.

Crise dos refugiados assola o mundo de hoje.
Mundo de hoje e crises humanitárias (Foto: Reprodução)
Confira mais notícias de atualidades em: https://www.rededeexperiencias.com.br/atualiza
Compartilhe nas suas redes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *