A felicidade mora ao lado

Por SOMOS Educação

Já ouviu falar em uma disciplina universitária chamada “Felicidade”? Pois saiba que em Minas Gerais ela existe. Inspirada em um modelo aplicado na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, a Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), Campus Centro-Oeste Dona Lindu, em Divinópolis, passa a oferecer a matéria para os alunos dos cursos de Bioquímica, Enfermagem, Farmácia e Medicina a partir deste ano.

Grade curricular

A experiência, retirada da universidade norte-americana, tem por objetivo estimular a psicologia positiva na vivência acadêmica dos estudantes.

Segundo o professor Paulo Granjeiro, um dos idealizadores do projeto, a ideia de aplicar a disciplina surgiu em função do aumento de casos de depressão e ansiedade dos alunos. “Trata-se de oferecer aos alunos uma nova visão de vida e contribuir para o aumento da autoestima e da confiança, através de uma equipe de professores dispostos a trabalhar com atitudes positivas.”, diz ele.

Pensamento positivo

No total serão quatro os docentes responsáveis pelas aulas, que terão a duração de uma hora semanal. O conteúdo envolverá “A psicologia positiva”, “Os sete princípios – apresentação”, “O benefício da felicidade”, “O ponto de apoio e a alavanca”, “O efeito Tetris”, “Encontre oportunidades nas adversidades”, “A regra dos 20 segundos”, “Investimento social”; “O efeito propagador”, “Autoconhecimento”, “Energia Psíquica” e “Empatia e abstração”.

O coordenador da disciplina explica que não se trata propriamente de uma terapia, mas, antes sim, trabalhar atitudes e ações pessoais com a intenção e tornar os indivíduos mais felizes. Atitudes como exercitar a gratidão, praticar atividade física, meditar, exercitar o cérebro, buscar oportunidades nas adversidades dentre inúmeras atitudes do dia a dia.

Fotos: UFSJ/Divulgação
Compartilhe nas suas redes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *