Aprenda a administrar seu tempo no Enem

Por SOMOS Educação

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será realizado nos próximos dias 5 e 12 de novembro e, para um bom desempenho na avaliação, além do preparo e dos estudos é importante também que o aluno saiba se organizar na hora das provas, planejando como será a sua execução.

“Especialmente nesse exame, é importantíssimo saber administrar o tempo gasto em cada parte da prova. Não adianta passar metade do período fazendo uma ótima redação e não conseguir fazer as 90 questões. Da mesma forma, não é interessante fazer um texto ruim correndo para ter mais tempo para as 90 questões”, diz o coordenador pedagógico do Ético Sistema de Ensino, Fabio Silva.

De olho no relógio!

Para o especialista, o ideal é que o estudante reserve em torno de 1h10 para produzir seu texto. Para isso, ela sugere que a organização do tempo na avaliação se dê da seguinte forma:

. 13h30 a 14h: leia com atenção a proposta e os textos motivadores e prepare o seu projeto de texto, deixando sua primeira versão pronta na folha de rascunho;

. 14h a 17h20: vá para as questões objetivas, lembrando que você deve fazer perto de 25 questões por hora, gastando cerca de 2 minutos em cada uma. Aquelas cuja resposta você não sabe devem ser puladas nesse primeiro momento. Mas vai aí um alerta: não pule mais de 9 questões!

. 17h20 a 17h50: volte a seu texto para passá-lo a limpo. Certamente, você perceberá problemas que não tinha visto enquanto fazia o rascunho e já conseguirá resolvê-los nessa revisão. Além disso, tudo o que você leu na prova inconscientemente permitirá que se afaste do texto e reavalie suas ideias de forma mais crítica. Porém, não esqueça: você tem apenas meia hora, então não poderá mudar tudo e escrever outro texto, trata-se apenas de uma breve leitura crítica e revisão;

. 17h50 a 18h10: Passe para o cartão de respostas as questões que já respondeu.

. 18h10 a 18h30: Volte para as questões que deixou em branco e, à medida que as for resolvendo, passe as respostas para o cartão. Fique atento à quantidade que falta e quanto tempo você poderá gastar em média para resolver cada uma delas.

Fica a dica!

“É importante que o estudante faça esse teste de tempo antes do dia da avaliação. Se não teve oportunidade em algum simulado da escola, pode fazer em casa: imprima uma prova de anos anteriores e coloque o cronômetro em ação. Faça isso quantas vezes for possível! Esse treino deixará o rendimento e a administração do tempo cada vez melhores e trará mais segurança e confiança para o dia da prova”, recomenda Silva.

Foto: Shutterstock
Compartilhe nas suas redes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *