Amapá: 22 dias de apagão

Por SOMOS Educação

A população do Amapá ficou 22 dias sem energia elétrica. A retomada de 100% do fornecimento foi possível após a energização, na madrugada do dia 24 de novembro, de um segundo transformador na subestação Macapá, a principal do estado e que pegou fogo no dia 3 do mesmo mês. 

No total, foram três semanas de crise energética – em plena pandemia. A população enfrentou um blecaute de 4 dias em 3 de novembro, e um novo apagão total no dia 17 de novembro, que foi solucionado em cerca de 4 horas.

As consequências do apagão no estado foram muitas. Afetou o fornecimento de água e as telecomunicações, gerou uma corrida aos postos de combustíveis que tinham geradores de energia, provocou prejuízos a comerciantes que não conseguiam manter alimentos refrigerados, mudou toda a rotina dos amapaenses.

Apagão em Macapá na noite de sexta-feira )6 de novembro (Foto Rudja Santos/Amazônia Real)

Segundo a Polícia Militar (PM), foram registrados mais de 120 protestos contra o apagão desde o dia 6 de novembro.

Resposta do poder público

O Diário Oficial da União (DOU) publicou em edição extra na quarta-feira (25/11) duas medidas provisórias de ajuda ao Amapá.

A primeira delas (MP 1.010/2020) isenta do pagamento da conta de energia elétrica dos últimos 30 dias a população dos municípios afetados pelo apagão. Cerca de 750 mil pessoas ficaram sem energia elétrica ou com fornecimento limitado do serviço. Já a MP 1.011/2020 abre crédito extraordinário, em favor do Ministério de Minas e Energia, no valor de R$ 80 milhões para custear a isenção. 

O crédito extraordinário aberto para pagar a suspensão da conta de luz dos amapaenses também será compensado com o fim da isenção do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), que vigoraria até o dia 31 de dezembro, mas foi encerrada a partir do dia 26 de novembro, o que deve gerar uma arrecadação extra aos cofres públicos da União.

Confira mais notícias de atualidades em: https://www.rededeexperiencias.com.br/atualiza

Fotos: Banco de imagens

REFERÊNCIAS

https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2020/11/26/publicadas-mps-de-ajuda-a-populacao-prejudicada-pelo-apagao-no-amapa

https://g1.globo.com/ap/amapa/noticia/2020/11/24/amapa-entra-no-22o-dia-de-apagao-com-novo-transformador-ligado-na-subestacao-que-pegou-fogo.ghtml

https://agenciabrasil.ebc.com.br/politica/noticia/2020-11/bolsonaro-edita-mp-que-isenta-moradores-do-amapa-de-pagar-conta-de-luz

Compartilhe nas suas redes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *