Animais sofrem com a “fome cinzenta” no Pantanal

Por SOMOS Educação

O Pantanal ainda sofre as consequências das chamas que assolaram a floresta. Agora, os animais que conseguem sobreviver ao fogo que já destruiu 27% da região não encontram o que comer ou beber: eles enfrentam a chamada fome cinzenta. 

Os bichos pantaneiros assolados pela inanição vão sofrer durante meses até que o bioma comece a se recuperar. O alerta de chuvas intensas na região feito pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) nos últimos dias não é alento para a situação -com as precipitações, a grande quantidade de cinzas resultante dos incêndios contaminará a água.

Onça-pintada no Pantanal Matogrossense

“A chuva vai carregar as cinzas espalhadas por todo o Pantanal para os leitos de água que são usados pelos animais para beber”, explicou o biólogo Frank Alarcón.

Segundo a presidente da Comissão de Defesa dos Direitos dos Animais da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Mato Grosso (OAB-MT), Glaucia Amaral, a situação no Pantanal ainda é muito preocupante.

“Os animais continuam sofrendo no Pantanal e ainda precisam da nossa ajuda. Eu conclamo a toda a sociedade mato-grossense: continue colaborando com alimentos, frutas, ovos, com medicamentos, equipamentos e o atendimento a esses animais”, disse a presidente.

Socorro aos animais

De acordo com o coronel da reserva Barroso, do Corpo de Bombeiros, que é comandante do Incidente do Posto de Atendimento Emergencial a Animais Silvestres (Paeas), os trabalhos de socorro aos animais continuam e devem ser realizados até que as chuvas sejam mais frequentes, e a vegetação volte a crescer.

“A chuva que está caindo no Pantanal não está sendo suficiente para esses animais se dessedentarem. O trabalho continuará até que as chuvas se fortaleçam e aconteça a rebrota das plantas herbáceas para que a mesofauna e a pequena fauna possa se alimentar e possa manter a cadeia alimentar dos maiores predadores”, detalha o comandante.

Fotos: Reprodução

Confira mais notícias de atualidades em: https://www.rededeexperiencias.com.br/atualiza

REFERÊNCIAS

https://www.uol.com.br/mov/ultimas-noticias/2020/10/30/fome-cinzenta-retratada-por-livre-acesso-pode-piorar-apos-chuva.htm

https://www.hnt.com.br/cidades/animais-do-pantanal-sofrem-com-a-fome-cinzenta/190785

Compartilhe nas suas redes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *