Apenas 55 redações alcançaram nota mil no Enem

Por SOMOS Educação

A prova de redação é sempre um dos pontos altos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Muito aguardada pelos candidatos, a avaliação é um dos termômetros de como anda a compreensão oral e escrita do estudante brasileiro.

Informações divulgadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) nesta segunda-feira (21/1) revelam que, das mais de quatro milhões de redações aplicadas, cerca de 81 mil delas ficaram com pontuação entre 900 e mil. Destas, apenas 55 alcançaram a pontuação máxima de mil pontos.

Guerra dos sexos

Outro fator interessante que se pode notar este ano é a grande disparidade entre homens e mulheres. Das 55 redações com nota máxima, apenas 13 foram escritas por estudantes do sexo masculino, enquanto as mulheres respondem pelas outras 42 redações com 100% de aproveitamento.

O perfil dos candidatos

De acordo com o perfil divulgado pelo Inep, 15 estados brasileiros tiveram candidatos ou candidatas com a nota máxima na prova de redação. A média de idade deste grupo é de 18,9 – sendo que os estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais são os que têm maior número de pessoas com a nota máxima.

Entre as cidades brasileiras com estudantes que se enquadram nesse grupo estão localidades como Fortaleza, Natal Teresina, Belém, Goiânia, Brasília, Uberaba, Porto Alegre, Cotia, Niterói, Rio de Janeiro, Vitória e Juiz de Fora, entre outras. Curiosamente, não há nenhuma redação nota mil entre os estudantes da cidade de São Paulo.

Fotos: DepositPhotos

 

Compartilhe nas suas redes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *