Atividades entre pais e filhos em tempos de quarentena

Por SOMOS Educação

As aulas suspensas, e a criançada em casa. Muitas empresas aderiram ao ‘home office’ e, desse modo, os pais também ficam confinados. Surge uma grande questão: como conciliar trabalho e vida familiar em tempos de quarentena?

Para as crianças, o principal desafio é fazer com que elas entendam que não é um período de férias. Portanto, é preciso tato e cuidado, afinal, crianças precisam de rotinas, compreensão, afeto e atenção. Da mesma maneira que os adultos lidam com a própria estabilidade emocional ao se deparar com uma condição totalmente nova.

O entretenimento entre pais e filhos, para além dos aparelhos eletrônicos, torna-se essencial para a saúde mental e socioemocional de cada indivíduo.

Pensando nisso, separamos algumas dicas e sugestões de atividades e diálogos para realizar em casa. Confira!

Rotina

Primeiro de tudo, é importante manter o horário do sono e das refeições, para não atrapalhar o desenvolvimento das crianças. É saudável, inclusive, para os pais: o horário do café, do almoço e das atividades rotineiras. Uma mudança brusca de rotina não é recomendada.

Manter a rotina de estudos na quarentena é fundamental

Trabalho e estudos

É importante dialogar para estabelecer limites. A criança precisa primeiro ter a compreensão de que ter os pais e/ou responsáveis em casa com eles não significa diversão o tempo todo. Organização pessoal é fundamental para delimitar os momentos para cada ação.

Leitura

O tempo em casa é propício para colocar leituras em dia. Uma sugestão é fazer o clube da leitura com os filhos, podendo contar, inclusive, com momentos de contação de histórias.

covid e quarentena
COVID-19 dá alerta ao mundo

Álbum de família

Em um momento de tranquilidade, que tal parar pra rever fotos antigas reveladas e organizar um álbum da família? Em ordem cronológica ou por eventos marcantes. Uma opção também é criar uma árvore genealógica com as fotos de cada membro da família. Pode criar assim um senso de identidade e pertencimento, reforçando o significado e a importância do órgão familiar.

Acampamento e piquenique

No quintal ou até mesmo no quarto, montar uma barraca, estender a toalha de mesa e recriar um ambiente de camping e piquenique, como se estivesse num parque no meio das montanhas, ou em algum ambiente muito distante. Aqui, o importante é se sentir como se não estivesse dentro de casa, por algumas horinhas.

Há inúmeras possibilidades de brincadeiras, jogos e atividades para fortalecer o elo entre pais, filhos e irmãos em um momento tão delicado. Aproveitem!

Confira mais notícias de atualidades em: https://www.rededeexperiencias.com.br/atualiza

Fotos – Unsplash

REFERÊNCIAS

https://paisefilhos.uol.com.br/familia/criancas-em-casa-22-brincadeiras-e-atividades-para-fazer-com-os-filhos-durante-a-quarentena/

https://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/brincadeiras-feitas-nos-cmeis-podem-inspirar-pais-durante-a-quarentena/55384


Compartilhe nas suas redes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *