Atletas ganham prêmio por lixo coletado no oceano

Por SOMOS Educação

Nos últimos anos tem surgido um movimento de pessoas comuns que se prestam a coletar lixo e garrafas PET em ruas, parques, praias e florestas. A ideia por trás do movimento é que se todos fizerem a sua parte, por menor que seja, é possível diminuir a quantidade de lixo no meio ambiente. Muitas destas iniciativas estão registradas em diversas páginas nas redes sociais.

Atletas ganham prêmio por lixo coletado no oceano. Foto: Neal Badache/Divulgação

Le Grand Défi, em português, O Grande Desafio

Surge agora na França uma iniciativa inédita. Para incentivar a coleta de resíduos no meio ambiente, uma competição tomará conta da praia Catalans et l’Escale Borely, na belíssima cidade de Marselha. Nomeada de Le Grand Défi – O Grande Desafio, em tradução para o português, a disputa acontecerá no dia 30 de maio e a grande tarefa dos participantes é coletar a maior quantidade de lixo acumulado na região.

Le Grand Défi, em português, O Grande Desafio. Foto: Fundação Sauvage

A iniciativa partiu de Emmanuel Laurin, atleta francês idealizador da Fundação Sauvage, uma organização francesa de conservação do meio ambiente. Em 2017, ele percorreu 120 quilômetros da costa do país, de Marselha a Toulon, coletando o lixo espalhado pelo Mar Mediterrâneo. Sua iniciativa inspirou vários outros atletas a fazer o mesmo.

Preservação do planeta

O ativista agora decidiu desafiar cerca de vinte equipes de nadadores e caiaquistas a percorrer os oito quilômetros da praia durante um ano. Por se tratarem de amadores, os participantes serão acompanhados por profissionais habilitados. Quanto aos prêmios, eles serão divididos em três categorias: o primeiro para quem coletar mais lixo, o segundo para quem achar os resíduos mais incomuns e o terceiro para aqueles que encontrarem o “Grand Saphir”, um objeto feito de plástico reciclado escondido ao longo do percurso pela equipe da competição. Os vencedores devem doar, obrigatoriamente, a quantia recebida para uma organização de proteção ambiental, escolhida pelos membros da equipe.

Arte: UMa Design

Leia também: Conheça a maior feira de educação da América Latina

Apesar de realizada na França, a competição é um exemplo para o resto do mundo. Faz-se urgente alertar as pessoas sobre o impacto dos resíduos plásticos no meio ambiente.

Fotos: Le Grand Défi/Reprodução Facebook, UMa Design, Neal Badache e Fundação Sauvage/Divulgação e DepositPhotos
Compartilhe nas suas redes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *