Base Curricular do ensino médio terá apenas duas disciplinas

Por SOMOS Educação

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o ensino médio terá apenas as disciplinas de Matemática e Língua Portuguesa. As demais, como História, Biologia e Inglês estarão contempladas de forma interdisciplinar, dentro de áreas de conhecimento.

O documento deve ser finalizado pelo Ministério da Educação (MEC) até o final deste mês de março e, diferentemente do que previa a reforma do ensino médio, o texto da BNCC não abordará a parte flexível do currículo.

Itinerários formativos

Vale lembrar que, de acordo com o que havia sido aprovado em 2017, 40% da carga horária do ensino médio será preenchida com áreas específicas de opção do próprio estudante. Ele poderá escolher entre cinco itinerários formativos: Matemática, Linguagens, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Formação Técnica e Profissional. Os outros 60% da carga devem contemplar as disciplinas comuns a todos os alunos.

Próximos passos

Para valer definitivamente, o texto da Base Nacional Comum Curricular ainda deve percorrer um caminho. Após ser concluído pelo MEC, o documento passa para discussão no Conselho Nacional de Educação (CNE). Na sequência, vai para cinco audiências públicas, onde poderá receber sugestões. A previsão é de que a aprovação aconteça ao final deste ano.

Foto: Shutterstock
Compartilhe nas suas redes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *