Biden eleito presidente dos EUA: o que muda?

Por SOMOS Educação

Após dias de contagem de votos, Joe Biden foi oficialmente eleito presidente dos Estados Unidos. O democrata possui visões políticas e se relaciona com o mundo a partir de ideais diferentes do nacionalismo de Trump.

O que pode mudar com esse novo governo? Confira alguns dos principais tópicos acompanhando a leitura!

Política externa

A campanha de Biden promoveu uma grande reconfiguração para resgatar a imagem danificada dos EUA. Bem como para reunir as democracias contra o que considera uma onda crescente de autoritarismo.

O presidente eleito possui uma visão muito mais tradicional do papel e dos interesses dos Estados Unidos, baseado em instituições internacionais estabelecidas após a Segunda Guerra Mundial e em valores democráticos ocidentais compartilhados. Desse modo, essa visão de mundo está baseada em alianças globais em que os Estados Unidos lideram as nações livres no combate às ameaças transnacionais.

Presidente eleito Joe Biden deve trazer mudanças ao governo norte-americano

Meio ambiente

O candidato democrata já afirmou que vai recolocar os Estados Unidos no Acordo de Paris, que estipula a redução de 28% na emissão de gases do efeito estufa até 2025.

Biden também  demonstrou preocupação sobre a maior floresta tropical do mundo: a Amazônia. Em uma fala, ele disse que “começaria imediatamente a organizar o hemisfério e o mundo para prover US$ 20 bilhões para o Brasil não queimar mais a Amazônia”.

Imigração

Não deve acontecer uma grande flexibilização dessas leis a partir de 2021. No entanto, Biden teceu duras críticas aos casos relatados na imprensa ao longo dos últimos anos, em que mães e filhos imigrantes foram separados e mantidos retidos em condições nada ideais na região da fronteira com o México.

Em seu programa de governo, Biden também assegurou que irá oferecer cidadania para muitos imigrantes e permanecerá 100 dias sem fazer novas deportações para organizar a sua política em relação a essa temática.

Quanto à promessa que Trump fez desde 2016 de construir um muro nos Estados americanos que fazem divisa com o México, Biden não dará continuidade a esse projeto. 

Começa uma nova era

Fotos: Reprodução

Confira mais notícias de atualidades em: https://www.rededeexperiencias.com.br/atualiza

REFERÊNCIAS

https://www.bbc.com/portuguese/internacional-54872055

https://www.bbc.com/portuguese/internacional-54835895

Compartilhe nas suas redes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *