Brasil recebe milhares de venezuelanos fugidos da crise

Por SOMOS Educação

A grave crise pela qual passa a Venezuela e a falta de esperança por uma vida com um mínimo de dignidade no país tem feito com que milhares de venezuelanos diariamente busquem refúgio no Brasil. No estado de Roraima, considerada a principal porta de entrada, a capital Boa Vista já recebeu pelo menos 40 mil imigrantes, o que equivale a mais de 10% de sua população, hoje formada por 330 mil habitantes. O êxodo deixou os poucos abrigos existentes superlotados e centenas de imigrantes em situação de rua, cenário que revela uma verdadeira crise humanitária.

Para tentar garantir o mínimo de estrutura aos venezuelanos que cruzam a fronteira, o Governo de Michel Temer assinou, recentemente, um decreto reconhecendo a “situação de vulnerabilidade” em Roraima. O presidente também editou uma Medida Provisória (MP), que prevê a execução de ações assistenciais de emergência, de forma a garantir proteção social, alimentação, segurança e educação aos imigrantes. A ideia é que um comitê federal formado por membros de diferentes ministérios coordene esse coletivo assistencial.

Outra importante ação que consta na MP é a política de mobilidade, com a distribuição dos venezuelanos refugiados pelo território nacional e apoio à sua interiorização, caso essa seja a vontade de cada um e, claro, a cidade de destino esteja devidamente preparada para recebê-lo.

Enquanto o governo aos poucos entende a complexidade do que acontece e toma as primeiras medidas, voluntários e entidades filantrópicas se empenham intensamente para oferecer aos refugiados venezuelanos o mínimo de integridade, seja com a distribuição de alimentos, artigos de higiene e de uso pessoal, seja com um teto provisório, documentação e outras valiosas assistências para que eles consigam ser efetivamente inseridos na sociedade.

Foto: Shutterstock
Compartilhe nas suas redes

Um comentário em “Brasil recebe milhares de venezuelanos fugidos da crise

  • 10 de março de 2018 em 14:44
    Permalink

    o governo brasileiro tem que dar uma chamada na Venezuela pq aqui já tá difícil pro brasileiro , então não e’ justo o Brasil ficar dividindo o pouco que tem com imigrantes.Cada um no seu pedaço, pq nos já pagamos imposto demais .

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *