Brexit e renúncia da primeira-ministra: entenda o que acontece no Reino Unido

Por SOMOS Educação

Na última sexta (24/5), a primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May, anunciou que vai renunciar ao cargo. O principal motivo foi a pressão do Partido Conservador por causa do fracasso no processo do “Brexit”, que visa a saída do Reino Unido da União Europeia. Theresa May foi a segunda mulher a ocupar o posto de chefe de governo após Margaret Thatcher.

Reino Unido em pauta
Reino Unido em pauta

Mas por que existe o Brexit? Qual a importância disso para o país britânico, para a Europa e para o mundo? Reunimos algumas perguntas e respostas pra você entender melhor o processo e as implicações da saída da primeira-ministra. Confira:

O que é exatamente o Brexit?

A sigla é uma junção de “Britain” e “exit”, que significa, em tradução literal, “saída britânica”. Em junho de 2016, os cidadãos do Reino Unido participaram de um plebiscito em que podiam escolher entre duas opções: o Reino Unido permanecer (“remain”) ou deixar (“leave”) a União Europeia. A maioria escolheu a opção pela saída dos britânicos da UE, com 52%.

O que é a União Europeia?

É um bloco econômico que foi acordado entre vários países da Europa (com a saída do Reino Unido serão 27 países-membros). Foi estabelecido após a Segunda Guerra Mundial e desenvolvido ao longo de décadas, cujo objetivo maior é promover a integração e a cooperação entre as nações envolvidas, em aspectos econômicos, culturais e políticos.

União Europeia reúne 27 países
União Europeia reúne 27 países atualmente

Quais são os desdobramentos do Brexit até então?

O plebiscito não é definitivo para concretizar a saída do Reino Unido da UE. Várias negociações têm sido feitas entre o Reino Unido e os outros países da União Europeia. As discussões buscam definir como será essa saída. A atual primeira-ministra May apresentou três propostas chamadas de “acordo de retirada” – sem sucesso.  Ou seja, até então, o Reino Unido falhou em encontrar um consenso sobre os termos de sua saída do bloco.

O que esperar?

Diante desse cenário, existem três opções para o Reino Unido: 1) sair da União Europeia com algum acordo e um período de transição; 2) sair abruptamente sem acordo com a UE ou 3) permanecer no bloco.

É uma árdua tarefa para quem ocupar o posto que será deixado por Theresa May, seja qual for a opção.

Brexit: negociações são necessárias
Brexit: negociações são necessárias

Confira mais notícias de atualidades em: https://www.rededeexperiencias.com.br/atualiza

Fotos:DepositPhotos
Compartilhe nas suas redes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *