Carnaval: Por que é o feriado mais importante do Brasil?

Por SOMOS Educação

Fevereiro é conhecido como o mês do carnaval. A folia dos bloquinhos invade as ruas de todo o país. É, notoriamente, o feriado mais alegre e festivo entre os brasileiros. A tradição, no entanto, foi interrompida em 2021 devido à pandemia de coronavírus – em virtude da possível escalada no número de infecções de covid-19 em meio às aglomerações de carnaval.

Blocos de carnaval foram proibidos em fevereiro de 2021.

Qual a origem do Carnaval e por que, hoje, é um evento tão importante para o país? Confira curiosidades acompanhando a leitura deste artigo!

História

O Carnaval no Brasil tem origem no século XVIII, com a migração dos açorianos e portugueses. No início,  eram celebrações populares promovidas por esses povos, com bumbos e tambores que percorriam as ruas das cidades, enquanto água, farinha, tinta e ovos eram atirados entre os foliões. A festa era chamada de entrudo – termo oriundo do latim introitos, que significa “entrada”, “introdução”

Em pleno Brasil Colonial, o festejo fazia alusão às antigas práticas pagãs romanas e, portanto, sofreu repressão policial, além de ter sido proibido por inúmeras vezes. Assim, se deu um verdadeiro movimento em prol do banimento do entrudo, dando lugar a um novo modelo de festejo, o qual foi criado à imagem e semelhança da elite da época.

Quando o entrudo foi criminalizado e a elite do Império passou a criar os seus primeiros bailes de carnaval, houve uma tentativa de copiar uma prática comum entre os escravos durante aqueles festejos, mas, ao mesmo tempo, desvinculá-la daquele povo. Trata-se da utilização de máscaras. Na ocasião, ao sair pelas ruas jogando farinha e bolinhas de água de cheiro nas pessoas em, os escravos comumente tinham os rostos pintados.

Desse modo, quando o festejo ganhou moldes do elitizado carnaval, não mais se pintou a face como os escravos, mas adotou-se, dessa vez, as máscaras nos moldes europeus.

Economia

Além de ter se tornado um feriado prolongado em meio ao verão brasileiro, o Carnaval tem um enorme impacto no país por movimentar boa parte da economia em setores como turismo e negócios, influenciando positivamente no cenário econômico geral do país pelo resto do ano. 

Carnaval é símbolo de turismo e economia para o país.

Essa relevância é tão grande a ponto do Carnaval ser um indicador para o alcance de metas financeiras em nossa economia anual, considerando que o evento atrai turistas de várias regiões brasileiras e também do exterior para aproveitarem nossas festas.

A economia é movimentada em mais de US$ 500 milhões todos os anos, o que representa entre 10 e 11% do faturamento anual de agências de turismo e grandes redes do cenário hoteleiro.

Gostou do conteúdo? Deixe um comentário!

Fotos: Reprodução

REFERÊNCIAS

https://www.iped.com.br/materias/evento-turismo-e-hotelaria/importancia-carnaval-turismo-negocios.html#:~:text=O%20Carnaval%20%C3%A9%20o%20campe%C3%A3o,das%20responsabilidades%20de%20nosso%20cotidiano.

https://sremetropb.educacao.mg.gov.br/2-uncategorised/119-a-importancia-do-carnaval-levando-a-folia-para-a-sala-de-aula

https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2021-02/carnaval-2021-pandemia-alterou-ponto-facultativo-em-diversas-cidades

Compartilhe nas suas redes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *