CAU/BR produzirá material sobre educação urbanística para escolas

Por SOMOS Educação

Arquitetura e Urbanismo não são assuntos exclusivamente do universo adulto. Seguindo o exemplo de diversos países de primeiro mundo – onde as crianças aprendem desde cedo, e na escola, sobre a importância da ocupação do espaço urbano no dia a dia, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR) vai produzir materiais paradidáticos sobre o tema para uso no Ensino Fundamental.

Olhar crítico

O objetivo do projeto, promovido em parceria com a Pistache Editoral, é levar a discussão urbanística para as escolas, para contribuir com a construção de cidades melhores no futuro. A ideia é desenvolver o olhar crítico dos alunos para o meio urbano, para que os estudantes compreendam a cidade como um espaço com diversas camadas históricas.

Para os seus idealizadores, a cidade pode se tornar o cenário para diversas disciplinas escolares. O material levará em conta o espaço urbano como um lugar de debate e de interação social. A primeira etapa teve início com a realização de pesquisas com professores do Ensino Fundamental e coordenadores pedagógicos aos cuidados da Pistache Editorial.

Pesquisa

Os arquitetos e urbanistas que desejarem colaborar com a iniciativa estão convidados a repassar a informação para professores ou coordenadores do público-alvo. O link é o seguinte: https://www.pistacheeditorial.com.br/questionario

O objetivo da pesquisa é entender como conceitos relacionados à dinâmica das cidades são abordados hoje nas escolas e como aplicá-los com mais eficiência; e quais são os métodos mais eficientes de fazer esse material sobre Urbanismo chegar aos professores para, posteriormente, ser transmitido em sala de aula.

Fotos: CAU-BR/Divulgação e DepositPhotos

 

Compartilhe nas suas redes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *