China e a diplomacia dos pandas

Por SOMOS Educação

O estabelecimento das relações diplomáticas entre os países consiste em sinais de confiança e respeito entre os governos. O que pode implicar até mesmo no empréstimo de ursos pandas, como no caso da China.  A chamada “diplomacia dos pandas” é parte da maneira como os chineses conduzem relações internacionais. Por ser um animal símbolo do país, eles emprestam ou alugam os ursos para as nações com as quais pretendem se aproximar.

O último empréstimo foi realizado em uma cerimônia com Vladimir Putin, o presidente da Rússia. O presidente chinês Xi Jinping ofereceu dois ursos panda ao zoológico de Moscou.   A China tem atualmente pandas emprestados, ou alugados, para 26 zoológicos em 18 países.

Xi Jinping, presidente da China
Xi Jinping, presidente da China

Histórico da política dos pandas

Registros indicam que a diplomacia dos pandas é uma prática muito antiga, com origens prováveis no século 7: na ocasião, a imperatriz Wu Zetian enviou um casal de ursos pandas de presente para o Japão. Séculos depois, o líder chinês Mao Tsé-Tung também adotou a estratégia, presenteando algumas nações comunistas com os pandas.

As nações capitalistas passaram a ser majoritariamente presenteadas após uma visita do ex-presidente norte-americano Richard Nixon na China, em 1972 – os EUA receberam os dois primeiros pandas.

Atualmente, os principais motivos para esse tipo de diplomacia consistem em melhorar a imagem da China e aprofundar relações com países capazes de fornecer recursos valiosos e tecnologia.

É também parte de um programa de reprodução em cativeiro para ajudar a salvar a espécie da extinção – embora seu status de conservação hoje seja “vulnerável” e não mais “ameaçado”: existem apenas de 500 a 1 mil pandas adultos vivendo em meio à vida selvagem, em seis cadeias de montanha isoladas no centro-sul da China. Os filhotes nascidos fora do país são propriedades da China e devem retornar ao território chinês para continuar o programa de reprodução em cativeiro.

Pandas são símbolo da China
Pandas são símbolo da China

Confira mais notícias de atualidades em: https://www.rededeexperiencias.com.br/atualiza

Compartilhe nas suas redes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *