Como escolher a escola dos filhos

Por SOMOS Educação

Saiba um pouco mais sobre o que considerar nesse importante momento

É nessa época do ano que muitos pais têm pela frente a difícil missão de escolher a escola onde seus filhos estudarão. Trata-se de uma tarefa complexa, já que diversos critérios devem ser avaliados para que seja feita uma opção segura e que, claro, combine com a linha de pensamento da família.

Diversos fatores devem ser contemplados nesse processo de seleção, desde os ambientes que a escola disponibiliza, passando por sua localização, horários de funcionamento e questões de segurança, até chegar à linha pedagógica, o sistema de ensino e o material didático utilizados, além da preocupação com o desenvolvimento de outros aspectos e competências, como as socioemocionais.

“Nessa escolha, é fundamental que o perfil da escola seja convergente com o perfil familiar, com a preservação dos mesmos valores. Isso tem que pesar inclusive na avaliação da proposta pedagógica, o que contempla aspectos educacionais e emocionais. Vale lembrar que a nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC) estipula que escolas públicas e privadas de todo o país incorporem à formação cognitiva a proposta de formação mais humana, através das chamadas competências e habilidades socioemocionais”, destaca a educadora Morgana Batistella, gerente do programa Líder em Mim (OLEM), da Somos Educação.

De fato, o aprendizado social e emocional está cada vez mais evidenciado no universo educacional. Habilidades como autonomia, inteligência e estabilidade emocional, além de capacidade de refletir e de tomar decisões, são algumas contempladas por essas competências. “Ao trabalhar esses aspectos em sala de aula, a escola prepara o educando para o convívio social, bem como para uma vida profissional bem sucedida”, afirma Morgana.

Antes de escolher, avalie outros fatores

Além do aspecto emocional e da linha pedagógica seguida pela escola, outros itens devem pesar aos pais nesse processo de escolha. Um deles é a estrutura que a instituição de ensino oferece, o que contempla não apenas ambientes como laboratórios e biblioteca, mas também a segurança oferecida aos alunos.

Os horários de funcionamento da escola, a localização e a composição da equipe docente são outros pontos que merecem avaliação.

“São fatores importantes e que juntos, trazem confiança e tranquilidade aos pais quanto a escolha pela escola de seus filhos”, conclui a gerente do Líder em Mim.

Acesse https://www.rededeexperiencias.com.br/atualiza e fique por dentro de outras dicas de educação e notícias da atualidade.

Foto: Depositphotos
Compartilhe nas suas redes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *