Como falar do coronavírus com as crianças?

Por SOMOS Educação

Não é e nem poderia ser diferente. A pandemia do coronavírus é o assunto dominante nos noticiários e nas casas de todo o mundo. As crianças não ficam alheias ao que tem acontecido e, no momento em que escolas do país suspendem temporariamente suas atividades, numa tentativa de conter a disseminação do vírus, cabe aos pais a tarefa de informar seus filhos.

Mais do que esclarecer, aos pais também fica a missão de tentar controlar os sentimentos provocados por esse momento de preocupação e incerteza. Em muitas casas, é possível ver crianças e jovens sofrendo com medo, insegurança e ansiedade pelo desconhecido.

Para pais que têm dúvidas sobre como tratar esse tema, o Blog Rede de Experiências traz algumas dicas. Acompanhe a seguir!

Informação é essencial

A informação confiável, vinda de fontes sérias e com credibilidade, é essencial para que todos possamos entender a situação. Isso vale, inclusive, para nossas crianças e jovens. Dessa maneira, pais devem estar muito bem informados para transmitir aos filhos todos os esclarecimentos necessários.

Veja informações em canais sérios e confiáveis
Busque informações em canais sérios e confiáveis

De toda informação que receber, filtre o conteúdo, desmentindo boatos e ressaltando o que é real e importante ser compartilhado.

Respeite a idade da criança

Ao tratar do tema coronavírus, os pais devem respeitar a idade da criança. Deve-se definir o que e como informar. Para os mais velhos, por exemplo, os pais podem trocar informações, debater e esclarecer todo tipo de dúvida. Isso, claro, além de aprofundar os riscos desse novo vírus e as formas de prevenção.

Para as crianças mais novas, de até cinco anos, os pais podem simplificar as informações, esclarecendo o que considerar mais importante. Elas conseguirão compreender que trata-se de uma espécie de resfriado novo e que deixa muita gente doente. Conversem e questione o que ela já tem de informação. Incentive que a criança compartilhe contigo o assunto. Dessa forma, é possível extrair as informações, além dos sentimentos que aquela situação provoca a ela.

Acolha e dê exemplo

Tanto para os mais novos quanto para os mais velhos, jamais minta. Diga sempre a verdade e conduza a conversa com o máximo de atenção. Valorize o que eles dizem e pensam. Aproveite o momento não apenas para trocar informações e experiências, como também para dar todo o acolhimento necessário.

Por fim, dê o exemplo. Mães e pais são inspiradores para seus filhos. Então, é essencial que os cuidados sejam transmitidos não apenas na teoria, como também na prática.

Assim, higienize bem as mãos, passe álcool gel e cubra a boca ao tossir ou espirrar. Mais além, tenha uma alimentação saudável e uma boa hidratação.

Outro cuidado fundamental para a contenção do vírus é o isolamento social. Explique o que isso significa e a importância desse afastamento temporário. As crianças e jovens compreenderão melhor esse momento ao observarem seus pais resguardados em casa. Assim, contribuirão, entendendo que essa é uma contribuição para a saúde de todos.

Isolamento social: cuidado para conter o coronavírus
Isolamento social: cuidado para conter o coronavírus

Ao ver essas ações, as crianças serão naturalmente incentivadas a repeti-las. Elas estarão protegidas e ajudarão a proteger os demais.

Juntos, podemos nos cuidar mais e ajudar a cuidar do próximo, de modo que essa pandemia do coronavírus passe o mais breve possível.

Dicas para os pais:

– Esteja bem informado, por meio de fontes sérias e confiáveis;

– Converse com seu filho, debatam e troquem muita informação;

– Respeite a idade e o sentimento de cada um, dando o máximo de acolhimento;

– Dê o exemplo; pais são sempre inspiradores!

Veja mais notícias de atualidades em: https://www.rededeexperiencias.com.br/atualiza

Referências

https://saude.estadao.com.br/noticias/geral,saiba-como-pais-devem-conversar-com-filhos-sobre-o-coronavirus,70003227528

https://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/2020/03/veja-como-falar-sobre-o-coronavirus-com-criancas-e-adolescentes.shtml

https://www.nexojornal.com.br/expresso/2020/03/16/Como-falar-sobre-a-pandemia-de-coronav%C3%ADrus-com-uma-crian%C3%A7a

Fotos: Fusion Medical Animation, Taras Shypka e CDC – Unsplash

Compartilhe nas suas redes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *