Como incentivar o aprendizado e a resiliência nos estudos?

Por O Líder em Mim

No livro “Mindset: A nova psicologia do sucesso”, Carol Dweck salienta a diferença entre a mentalidade fixa e a mentalidade de crescimento.

“Na mentalidade fixa, as pessoas acreditam em suas qualidades básicas, tais como a inteligência ou o talento como traços fixos. Elas gastam seu tempo documentando sua inteligência e talento ao invés de desenvolvê-los. Elas também acreditam que apenas o talento sem esforço cria o sucesso. Elas estão erradas. “

“Na mentalidade de crescimento, as pessoas acreditam que suas habilidades podem ser desenvolvidas através da dedicação e esforço – inteligência e talento são apenas os pontos de partida. Na mentalidade de crescimento, o amor pela aprendizagem e a resiliência são fundamentais para os bons resultados. ”

Não é exatamente isso que queremos dos nossos estudantes – amor pela aprendizagem e resiliência?

Todos podem ser líderes

Uma parte importante da mentalidade de crescimento é acreditar que a inteligência e o talento naturais não determinam sucesso ou falha. Um dos paradigmas de O Líder em Mim é: “todos podem ser líderes” aplicado à adultos e crianças, ao invés do paradigma tradicional de que a liderança é para poucos.

A combinação do paradigma da liderança para todos e a mentalidade de crescimento resulta na poderosa crença de que qualquer pessoa pode ser um líder, se decidir aprender, trabalhar e desenvolver as habilidades de liderança.

A mentalidade de crescimento e O Líder em Mim

A mentalidade de crescimento promove a aprendizagem a partir dos erros, usando-os como uma escada para o sucesso, percebendo os próprios erros e esforços para alcançar metas e objetivos.

Os estudantes são capazes de integrar e aplicar a mentalidade de crescimento em outras áreas da vida para além da escola, melhorar o comportamento e as notas acadêmicas.

E você, o que está fazendo para encorajar seus alunos a desenvolverem a mentalidade de crescimento?

Texto publicado originalmente aqui.

Compartilhe nas suas redes

Um comentário em “Como incentivar o aprendizado e a resiliência nos estudos?

  • 19 de janeiro de 2018 em 12:35
    Permalink

    Arriscar com o aprendizado, errar e enxergar os erros como degraus para o sucesso.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *