Como montar um cantinho de estudos ideal

Por SOMOS Educação

Início de ano é sempre aquela agitação. É chegada a hora de adquirir novo material escolar, comprar uniformes e preparar a criançada para mais um ano letivo, repleto de ensinamentos e novidades. Mas como manter o empenho e a dedicação dos estudantes até o final do novo ano escolar? A tarefa nem sempre é fácil. Muitas vezes, garantir um bom cantinho de estudos em casa pode operar maravilhas para assegurar a concentração, o aprendizado e aquela lição de casa feita com capricho, que todo professor adora receber.

Confira a seguir algumas dicas que separamos para deixar o seu espaço mais adequado – organizado, limpo e bem iluminado – garantindo assim uma casa mais funcional para crianças de todas as idades.

Iluminação adequada

Projeto Triplex Arquitetura (@triplex_arquitetura) Foto: Divulgação

Nunca é uma boa ideia obrigar a criança a forçar a visão durante os estudos. Garantir a correta iluminação do ambiente é fundamental para evitar problemas futuros. Nem sempre o foco de luz central é suficiente para iluminar todo o quarto. Se possível, aumente a incidência de luz natural, deslocando a mesa de estudos para próximo da janela. Caso isso não seja uma opção, invista, por exemplo, em uma fita de LED embutida na prateleira logo acima da escrivaninha, ou ainda uma arandela de parede próxima à mesa. O abajur ou a luminária de mesa também são opções inteligentes.

Mesa livre e cadeira confortável

Paula Neder Arquitetura (@paulanederarquitetura) Foto: Denilson Machado (@denilsonmachadomca)

O lugar de estudos deve ser o mais funcional possível, garantido assim a produtividade do jovem estudante. É importante que a cadeira seja confortável: é nela que a criança passará algumas horas por dia estudando. Caso haja mais de um aluno utilizando o mesmo espaço, certifique-se de que a cadeira seja adequada para ambas as idades. Outra dica importante é: deixe a mesa livre. Nada de estimular um amontoado de papéis, canetas e cadernos em desordem. Estimule a criança a praticar a organização. Uma boa ideia é colocar uma prateleira fina acima da mesa, para que se possa organizar os objetos do dia a dia.

Cantinho da leitura

Projeto Nildo Jose Arquitetura (@nildojose_arquitetura) Foto: Divulgação

Se houver espaço, uma boa sugestão é criar um cantinho específico para leitura. Algo como um pequeno sofá ou uma poltrona mais confortável do que a formalidade da escrivaninha de estudos. Crianças do século 21 tendem a gastar muito tempo em computadores, tablets e celulares. É importante estimular no jovem o hábito da leitura, mostrando que existem outras atividades interessantes fora das redes sociais. Providencie um assento confortável, espalhe almofadas, coloque um cesto onde possam ser armazenados alguns livros e invista no tema.

Interatividade

Projeto Mauricio Arruda (@mauricioarruda) Foto: Felco (@felco_)

Os tempos modernos exigem que a criança e o adolescente sejam os protagonistas de sua própria formação. Nas salas de aula de todo o Brasil, o jovem não aprende mais de forma apenas passiva. A palavra de ordem é a interatividade, e é possível acrescentar essa preocupação no layout do lar. São várias as opções: os pegboards – placas perfuradas com mil utilidades e que ajudam a estimular na criança a organização dos materiais, os calendários interativos que auxiliam na organização das tarefas escolares e ainda o mural de anotações para lembretes e recados, já que muitas pessoas assimilam melhor um conteúdo quando escrevem.

Seja como for, procure sempre tirar o melhor proveito do ambiente que você tem em casa!

Fotos: Denilson Machado/Divulgação, Felco/Divulgação e Divulgação
Compartilhe nas suas redes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *