Confira a programação do festival Anima Mundi 2019

Por SOMOS Educação

Um dos maiores festivais de animação do mundo, o Anima Mundi apresenta este ano cerca de 300 filmes de 40 países. Esta é a 27ª edição do evento, que conta com mais de 80 produções ou coproduções do Brasil, mostrando o vigor e a criatividade do crescente mercado de animação no País.

Sem patrocínio este ano, o festival criou uma campanha de financiamento coletivo para garantir sua realização. Além da mostra, há oficinas de criação e uma programação especial para as crianças. O evento acontece no Rio de Janeiro, de 17 a 21 de julho, e em São Paulo, de 24 a 28 de julho.

Festival Anima Mundi 2019
Festival Anima Mundi 2019

Evento pioneiro

Foi com o objetivo de fortalecer o mercado de animação do Brasil que, em 1993, o Anima Mundi foi criado. Tudo começou com o festival que, no primeiro ano, recebeu sete mil pessoas no Centro Cultural Banco do Brasil, no Rio de Janeiro, e exibiu 144 filmes. A partir daí, os números cresceram ano a ano até que, em 1997, foi realizada a primeira edição do evento em São Paulo.

Curta brasileiro Lé com Cré

Hoje o Anima Mundi se tornou uma plataforma de animação que oferece experiências para animadores, educadores, produtoras e, claro, “animaníacos”. Entre as diversas iniciativas estão o Anima Mundi Itinerante, o projeto Anima Escola, os cursos de animação e distribuição de conteúdo para diferentes meios.

Leia também: Em 2020, Enem ganhará versão digital

Programação variada

A programação pensada nas crianças inclui 33 curtas e 4 longa metragens de temas variados, desde a importância de preservar o meio ambiente até maneiras de superar os medos.

Curta animado Heatwave

Nos últimos 26 anos, o Festival cresceu, atingiu, conquistou e emocionou milhares de brasileiros. Recebeu vários ganhadores do Oscar, formou novos animadores que hoje são destaque na indústria da animação nacional e internacional. Foi palco para muitos artistas iniciantes e profissionais, que tiveram a oportunidade de apresentar, pela primeira vez, seus projetos diante de uma plateia. O Anima Mundi virou a referência no setor, catalisou e ajudou a consolidar um mercado próspero de animação, que gera dinâmica financeira, educação, empregos diretos e indiretos dentro da indústria criativa.

Animação Contra-filé

Aproveite as férias e não perca a programação!

Serviço

27º Anima Mundi

Rio de Janeiro: 17 a 21 de julho, no Centro Cultural Banco do Brasil (R. Primeiro de Março, 66 – Centro) e Estação Net Botafogo (R. Voluntários da Pátria, 88 – Botafogo)

São Paulo: 24 a 28 de julho, no Itaú Cultural (Av. Paulista, 149 – Bela Vista), Petra Belas Artes (R. da Consolação, 2423 – Consolação), IMS Paulista (Av. Paulista, 2424 – Consolação) e Auditório Ibirapuera (Av. Pedro Álvares Cabral – Vila Mariana)

Informações: www.animamundi.com.br

Fotos: Anima Mundi Facebook/Reprodução
Compartilhe nas suas redes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *