Conheça as datas para o Enem 2019

Por SOMOS Educação

Fique atento: o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) anunciou as datas para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 – que serão aplicadas em 3 e 10 de novembro em todo o território brasileiro.

Importância e história

Criado em 1998, o Enem (https://enem.inep.gov.br/) é utilizado para avaliar a qualidade do ensino médio no País. Seu resultado serve para acesso ao ensino superior em universidades públicas brasileiras, através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), assim como em algumas universidades no exterior. Possibilita, ainda, acesso ao Programa Universidade para Todos (Prouni) – um projeto do Governo Federal, criado em 2005, com o objetivo conceder bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, em instituições privadas de ensino superior.

Formatação

A avaliação conta com quatro provas objetivas, sendo 45 questões cada:

  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias;
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
  • Matemática e suas Tecnologias.

Outra parte crucial do Enem é a redação: um texto dissertativo-argumentativo a partir de uma situação-problema (política, social ou cultural); com, no máximo, 30 linhas.

Calendário 2019

Inscrições: de 6 a 17 de maio

Aplicação da prova: 3 e 10 de novembro

Para solicitar isenção ou justificativa de ausência: de 1 a 10 de abril

No dia da prova

Confira seu documento e fique atento. Só vale documento de identificação original, oficial e com foto. Não é possível fazer a avaliação portando cópias simples, cópias autenticadas ou documentos sem foto.

Estudem bastante e boa sorte a todos os alunos!

Fotos: DepositPhotos

 

 

 

Compartilhe nas suas redes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *