Coronavírus: tudo o que você precisa saber

Por SOMOS Educação

Nos últimos dias, o mundo inteiro voltou suas atenções para a epidemia viral do novo coronavírus. Trata-se de uma variação da família coronavírus, identificada na década de 1960. Mas, como surgiu esse vírus? De que forma ele é transmitido? Mais além, quais sintomas ele pode causar? Existem brasileiros infectados? Nesse texto, faremos um resumo com as principais informações sobre essa epidemia que amedronta o mundo. Acompanhe e saiba tudo sobre o assunto.

O primeiro alerta sobre o coronavírus foi emitido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em 31 de dezembro de 2019. Foi logo depois que, na cidade de Wuhan, considerada a sétima maior cidade da China, as autoridades notificaram casos de uma misteriosa pneumonia.

Esse surto inicial envolveu pessoas que passaram ou tiveram algum tipo de associação com um mercado de frutos do mar. Foi a partir daí, inclusive, que ganhou força a suspeita de que o início da transmissão do coronavírus tenha ocorrido entre animais e humanos. Apesar de não haver uma conclusão acerca da fonte transmissora do vírus, pesquisas apontam para animais silvestres presentes nesse mercado, como a cobra e o morcego.

Coronavírus: países em alerta
Coronavírus: o mundo em alerta

Sintomas do coronavírus e contágio

Os sintomas mais comuns do coronavírus são tosse, febre e dificuldades respiratórias. Já a pneumonia, a insuficiência renal e a síndrome respiratória aguda grave também aparecem como sintomas no agravamento do quadro dos pacientes.

A transmissão do vírus, segundo os especialistas, pode acontecer do animal para o ser humano e entre humanos. O contágio via animal se dá através do contato com carne de animais silvestres. Por sua vez, entre humanos, a forma mais comum é pelo ar, quando o vírus se espalha depois de um espirro ou uma tosse.

Cientistas buscam vacina para controlar vírus
Cientistas estudam vacina para controlar vírus

Os cientistas estão dedicados na busca de formas de controle dessa epidemia, com o desenvolvimento de vacinas. Dessa forma, a OMS traz algumas recomendações de prevenção: lavar com frequências as mãos; cobrir boca e mãos ao tossir ou espirrar; e cozinhar muito bem carne e ovos.

Números do coronavírus

Atualmente, o coronavírus é tratado pela OMS como uma emergência de saúde pública de interesse internacional. Assim, autoridades e governos de diferentes países deverão unir esforços para coordenar ações de combate ao vírus. O objetivo da Organização Mundial da Saúde é tentar inibir o grande risco de propagação da doença pelo mundo.

Até o momento, a China registrou 637 mortes por coronavírus e 31.211 casos confirmados. Ao menos 1.540 pessoas já se recuperaram do vírus.

Em outros 24 países, mais de 220 casos já foram confirmados. Aqui no Brasil, o governo divulga nove casos suspeitos e nenhum confirmado.

Não há casos em nosso país. Contudo, vale a dica: fique atento, siga as recomendações da OMS e afaste qualquer risco para a sua saúde.

Confira mais notícias de atualidades em: https://www.rededeexperiencias.com.br/atualiza

Fotos: Unsplash
Compartilhe nas suas redes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *