Curva de Phillips: Entenda o conceito econômico que relaciona a inflação e o desemprego

Por SOMOS Educação

Em grandes crises econômicas, como a que vivemos com a pandemia de Covid-19, é comum que empresários reduzam custos cortando pessoal. Esse efeito faz subir o índice de desemprego no país e diminui a renda da população. Desse modo, num cenário em que as pessoas estão com menos dinheiro e menor disposição a consumir, há redução de demanda em todos os mercados.

Nesse contexto, é necessário que empresários baixem os preços para garantir faturamento – o conceito conhecido como lei da oferta e demanda.

O cenário descrito traz à tona o conceito econômico chamado de Curva de Phillips.

Teoria de Phillips

A teoria é basicamente essa: com mais desemprego, a renda é menor, e os preços tendem a cair. Ou seja, quanto maior o desemprego, menores os índices de inflação. E vice-versa.

Segundo o conceito, desenvolvido pelo economista britânico A. W. Phillips, a inflação e o desemprego relacionam-se de maneira inversa, ou seja, com o aumento de um, existe a diminuição do outro.

Por se tratar de uma relação inversa entre os dois indicadores, a curva de Phillips é representada em uma forma côncava.

Curva de Phillips (Imagem: Dicionário Financeiro)

A curva de Phillips, no entanto,  foi criada há mais de 60 anos e passou por revisões ao longo desse tempo. Ficou evidente que a teoria fazia sentido em janelas de período mais curtas e excluindo determinadas situações que ocorrem na economia real.

Em meio à crise do coronavírus, para citar um exemplo, o custo de insumos importados acabou sofrendo efeitos de câmbio. A inflação dos alimentos subiu de forma expressiva no Brasil nos últimos meses de 2020 mais por conta do dólar alto, que torna o produto mais competitivo no mercado global e desabastece o país, do que por renda alta e retomada do trabalho.

Muitos economistas também defendem que a emissão de moeda em situações severas, como a pandemia, não teria grandes efeitos na inflação.

Foto: Reprodução

REFERÊNCIAS

https://www.dicionariofinanceiro.com/curva-de-phillips/

https://g1.globo.com/economia/noticia/2021/02/19/economia-no-bbb21-entenda-a-curva-de-phillips-citada-por-gil-no-programa.ghtml

Compartilhe nas suas redes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *