Dias das Crianças: saia do óbvio e presenteie com livro

Por SOMOS Educação

Nesta sexta é celebrado o Dia das Crianças. Shoppings e centros comerciais ficam lotados e a busca pelo presente ideal concentra-se principalmente nas lojas de brinquedo. Mas, você, pai, mãe ou responsável já parou para refletir que existem outras opções maravilhosas de presentear sua criança? Que tal usar a data para incentivá-la ao fantástico mundo da literatura, com uma boa opção de livro?

Experimente fazer essa mudança nesse Dia das Crianças. O livro pode ser um presente mágico e maravilhoso. Ele estimula a imaginação, prende a atenção e faz com que o gosto pela leitura seja algo natural desde os primeiros anos de vida.

Do brinquedo para o livro

Como, pelo menos aqui no Brasil, existe uma forte cultura do brinquedo como presente ideal para as crianças, essa mudança de mimo deve ser feita gradualmente. Quer saber como? Temos algumas dicas para você:

– Nesse primeiro momento, não faça a substituição. Uma ideia é dar o brinquedo, mas combinar um complemento de presente numa livraria. Incentive que seu filho (a) o acompanhe para que escolham um livro para lerem juntos.

Livro escolhido. E agora?

– Após a escolha do livro, combine com sua criança um momento especial, um horário específico para realizarem juntos a leitura. Vale destacar que é fundamental respeitar esse momento agendado, já que a ideia é que a criança crie expectativa para essa tarefa.

– Justamente por conta desse momento especial, use-o exclusivamente para a leitura conjunta. Desligue celulares, televisores ou o que mais puder tirar a atenção de ambos. Escolha um local tranquilo e confortável para que essa prática seja o mais agradável possível.

– A leitura pode provocar grandes viagens no mundo da imaginação. Para que isso aconteça, que tal dedicar o momento para não apenas ler, mas fazer uma contação de história? Se nunca fez, não se iniba. Busque na internet tutoriais e dicas de como aprender a contar e tornar a leitura muito mais atrativa e divertida.

Inspire-se

– Use a criatividade! Novamente, não se envergonhe em tornar o momento da leitura com sua criança o mais lúdico possível. Faça diferentes vozes para representar os diferentes personagens do livro, explore sons e movimentos, além de atrair os olhares para cada ilustração da obra. Cada detalhe explorado tornará o momento da leitura ainda mais especial.

– Ao final de cada sessão de leitura, proponha uma atividade com sua criança. Que tal uma encenação, um desenho ou um jogo de memória? Aproveite ainda para repercutirem juntos os momentos principais vividos naquela leitura e destacarem as mensagens passadas por aquela obra literária. Tudo isso só fará o encantamento pelos livros crescer, fazendo com que essa criança tenha o saudável e maravilhoso hábito pela leitura.

Experimente mudar nesse Dia das Crianças e depois nos conte aqui como foi sua experiência! Boa leitura!

Acesse https://www.rededeexperiencias.com.br/atualiza e fique por dentro de outras dicas e notícias da atualidade.

Foto: Depositphotos
Compartilhe nas suas redes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *