EAD é liberado para até 30% do ensino médio

Por SOMOS Educação

Recentemente, o Conselho Nacional de Educação (CNE) autorizou que até 20% da carga horária do ensino médio seja feito por curso a distância. Para quem estuda à noite, a liberação é ampliada para 30% do total. A aprovação veio com as novas Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio, obtida no último dia 8 de novembro.

Na primeira versão do documento, a proposta era que até 40% do ensino médio pudesse ser feito a distância no curso diurno. Porém, após receber duras críticas, o governo decidiu reduzir o percentual.

Antes da aprovação, a chamada Educação à Distância (EAD) era permitida e devidamente regulamentada no país apenas para algumas carreiras de graduação, ou seja, no ensino superior, além de alguns cursos de especialização.

As diretrizes curriculares orientam colégios e sistemas na organização da oferta escolar, sem dar detalhes do conteúdo de aulas. Considerado um dos maiores pontos de gargalo na educação, o ensino médio brasileiro registra elevados índices de evasão escolar, além de baixos indicadores de aprendizado.

Outras mudanças no ensino médio

Outra alteração importante no ensino médio é a construção da nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Ela estipula que 60% da carga horária contemple conteúdos comuns. Para os outros 40% da carga, os estudantes deverão optar entre cinco grandes áreas: ciências da natureza, Ciências humanas, matemática, linguagens ou ensino técnico.

No ensino médio, essas aulas a distância deverão ser dadas de preferência na formação específica, mas também poderão acontecer na carga que contemple os conteúdos comuns. Para isso, será necessário suporte pedagógico, além de tecnológico. Os alunos no EAD deverão ter acompanhamento e coordenação de um professor da escola onde estiver matriculado.

As diretrizes permitem ainda que outras atividades realizadas pelos alunos, como cursos, estágios, oficinas, atividades de extensão, pesquisa de campo, iniciação científica, além de aprendizagem profissional e participação em trabalhos voluntários sejam consideradas parte da carga horária do ensino médio.

Quer saber mais sobre o universo de educação e de atualidades? Acesse  https://www.rededeexperiencias.com.br/atualiza.

Foto: Depositphotos
Compartilhe nas suas redes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *