Como preparar jovens para profissões que ainda não existem?

Indicadores que tratam do profissional do futuro trazem para o presente uma questão preocupante para pais, mães e educadores: como preparar os jovens de hoje para profissões que ainda nem existem? A resposta pode estar na formação socioemocional do aluno, muito mais que no preparo para sua inserção profissional.

Ler mais

Inteligência artificial na educação

Recentemente, nossas redes sociais divulgaram posts sobre a inteligência artificial. As mensagens explicavam o conceito desse tipo de tecnologia e toda a sua evolução até chegar em sua utilização nos dias de hoje. Mas, e na educação, como essa inteligência artificial pode fazer diferença?

Ler mais

Validade de educação domiciliar será discutida no STF

No dia 30 de agosto, o Supremo Tribunal Federal julgará a validade da educação domiciliar, prática na qual os pais seriam responsáveis por passar os conteúdos letivos aos filhos, tirando-os da escola. Conhecida internacionalmente como “homeschooling”, essa forma de ensino é comum nos Estados Unidos.

Ler mais

Para conter distração, França proíbe uso de celulares em sala de aula

A partir de setembro, alunos das escolas públicas da França não poderão mais usar telefones celulares em sala de aula. O principal motivo é a distração. Aqui no Brasil, muitos educadores defendem o aparato tecnológico justamente como ferramenta para facilitar o processo de aprendizagem.

Ler mais