Como o Minecraft tem ensinado sobre patrimônio histórico destruído

Muitos jogos, além de divertir a garotada, podem ter uma finalidade educativa também. Os professores sabem disso melhor do que ninguém. Foi o que aconteceu com o Minecraft – famoso jogo eletrônico que utiliza blocos para construir paisagens – e que nos últimos anos tem sido utilizado para uma nobre finalidade: reconstruir patrimônios históricos destruídos no Oriente Médio por conta de guerras ou disputas territoriais e ideológicas.

Ler mais

OMS alerta para os riscos do excesso de peso na mochila

Nesse início de ano letivo, é muito comum observarmos nas ruas estudantes circulando com mochilas abarrotadas, cheias de cadernos, livros e outros materiais. Esse excesso de peso na mochila carregado pelos jovens trará consequências para suas colunas na fase adulta. O alerta é dado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Ler mais

A felicidade mora ao lado

Já ouviu falar em uma disciplina universitária chamada “Felicidade”? Pois saiba que em Minas Gerais ela existe. Inspirada em um modelo aplicado na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, a Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), Campus Centro-Oeste Dona Lindu, em Divinópolis, passa a oferecer a matéria para os alunos

Ler mais

Habilidades socioemocionais e o período de mudanças

A passagem do ensino Fundamental 2 para o Médio representa uma marcante mudança para os estudantes. É quando observam a elevação do número de professores, de disciplinas e de responsabilidades, sem contar a aproximação do momento em que devem fazer suas escolhas profissionais. O momento pede controle e serenidade, que podem ser encontradas nas habilidades socioemocionais.

Ler mais