Educação brasileira não atinge meta para 9º ano e ensino médio

Por SOMOS Educação

Dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2017 mostram que o Brasil não conseguiu alcançar a meta de qualidade de educação estabelecida no período para o 9º ano e ensino médio. Principal indicador da qualidade da educação nacional, o Ideb avalia os ensinos fundamental e médio no país, com base nas aprovações dos alunos nas escolas e no desempenho dos estudantes no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb).

O resultado, divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) na última segunda-feira (3), constatou que a meta só foi alcançada no chamado ensino fundamental 1, que engloba alunos do 1º ao 5º ano. Nessa etapa, o índice registrou 5,8 pontos em uma escala que vai de 0 a 10. A meta estipulada era de 5,5.

Nos anos finais do ensino fundamental, do 6º ao 9º ano, a meta foi descumprida pela quinta vez consecutiva. Desde 2013, os resultados dessa etapa não chegam no esperado. Em 2017, o Ideb registrou 4,7 pontos nessa faixa, enquanto o objetivo era alcançar 5 pontos. Já no ensino médio, que representa a parcela mais crítica, o índice avançou 0,1 ponto, após ficar estagnado por três divulgações seguidas, chegando a 3,8. A meta para o ano passado era atingir 4,7 pontos.

Meta é reflexo do desempenho da educação

O resultado nacional é reflexo do desempenho da educação nos estados. No ensino médio, por exemplo, a meta foi descumprida em todas as Unidades da Federação. Além de não terem atingido a expectativa, cinco estados tiveram queda no valor do Ideb entre 2015 e 2017: Amapá, Amazonas, Bahia, Rio de Janeiro e Roraima.

Nos anos finais do ensino fundamental, os estados de Rondônia, Amazonas, Ceará, Pernambuco, Alagoas, Mato Grosso e Goiás alcançaram ou superaram o objetivo de 2017. Minas Gerais foi o único estado que teve queda do Ideb nesta etapa de ensino. Já nos anos iniciais do ensino fundamental, apenas Amapá, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul não atingiram as metas.

Criado em 2007, o Ideb estabeleceu diferentes metas para a educação no país, tanto em nível nacional quanto estadual e municipal, além de uma avaliação por escola, que devem ser atingidas a cada dois anos. O grande objetivo do Brasil é alcançar a média geral 6 até 2021, para alcançar o patamar educacional correspondente aos países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

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Foto: Depositphotos
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