Eleições municipais podem sofrer abstenção recorde em tempos de pandemia

Por SOMOS Educação

Conforme já indica um cenário mundial, a pandemia de coronavírus pode afastar muitos eleitores das urnas nas eleições municipais brasileiras, marcadas para 15 de novembro, de acordo com cientistas políticos. 

Segundo monitoramento do Instituto Internacional pela Democracia e Assistência Eleitoral (Idea, na sigla em inglês), de 41 eleições realizadas neste ano em diferentes países, 26 (63% do total) registraram aumento na abstenção na comparação com pleitos anteriores.

Urna eletrônica Foto: Nelson Jr./Ascom/TSE

Aqui no Brasil, no entanto, como o voto é obrigatório, cientistas políticos não preveem um patamar tão alto de abstenção por aqui. Acreditam, porém, que deve haver aumento na comparação com a disputa eleitoral de 2016, quando mais de 25 milhões de eleitores não compareceram às urnas no primeiro turno (17,6% do total de brasileiros aptos a votar) — o que pode impactar resultados nas disputas mais apertadas.

Naquele ano, houve a terceira alta seguida de abstenção nas eleições municipais, fenômeno que indica um aumento do “desalento” dos eleitores. Segundo estudiosos do tema, isso significa uma menor confiança na política e no valor do seu voto. Para o cientista político Ivan Filipe Fernandes, professor da Universidade Federal do ABC (UFABC), essa tendência deve ser agravada pela pandemia.

Grupos de risco

O cenário de pandemia deve afetar a disposição do eleitor em votar por duas formas: tanto devido ao temor de ser infectado ao sair de casa, quanto pelo esfriamento da campanha eleitoral, já que neste ano a realização de eventos na rua e de debates pelas redes de televisão foi reduzida como forma de evitar o contágio da doença.

Caso pandemia afaste das urnas especialmente os idosos (que fazem parte do grupo de risco para a doença de covid-19) e os mais pobres, que historicamente têm taxas maiores de abstenção, naturalmente candidatos que tenham apoio maior desses segmentos perderão mais votos com a abstenção.

Fotos: Divulgação

Confira mais notícias de atualidades em: https://www.rededeexperiencias.com.br/atualiza

REFERÊNCIAS

https://www.bbc.com/portuguese/brasil-54561363?at_custom2=twitter&at_medium=custom7&at_campaign=64&at_custom4=11E07720-10B5-11EB-BD89-18754D484DA4&at_custom3=BBC+Brasil&at_custom1=%5Bpost+type%5D

Compartilhe nas suas redes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *