Em pleno 2019: como uma livraria centenária foi salva

Por SOMOS Educação

Uma curiosa coincidência pode ter salvo da falência a tradicional e centenária livraria portuguesa Lello & Irmão, localizada no centro histórico da cidade do Porto, na região Norte do país. Explica-se: a romancista britânica J.K. Rowling, que viveu na cidade no início dos anos 1990, teria se inspirado no local para descrever o clima e a cenografia da famosa saga de Harry Potter.

Com seu estilo neogótico, muito ao gosto português – e de imediata identificação com a história do bruxo adolescente – a Lello & Irmão enfrentava os mesmos problemas que assolam as pequenas livrarias independentes em todo o mundo: a queda na venda de livros face à diminuição do número de leitores e a concorrência com as grandes redes do varejo.

Prestes a fechar as portas quatro anos atrás, seus proprietários tiveram a ideia de capitalizar a fama instantânea: aumentaram as atividades culturais e passaram a cobrar uma entrada, que agora é de cinco euros. O valor do ingresso é deduzido caso o visitante adquira um livro.

Graças a essa simples iniciativa a Lello & Irmão chega a receber, atualmente, até quatro mil visitantes por dia na alta temporada. Com suas máquinas fotográficas e celulares em punho, eles fazem fila às dezenas para aguardar a sua vez de visitar a famosa livraria.

Para quem estava próximo ao colapso, os número impressionam. Em 2018 foram cerca de um milhão de visitantes. Dos nove funcionários em 2015, a Lello & Irmão começa 2019 com cerca de 60 colaborados, além de aproximadamente 1.200 livros vendidos por dia.

Aos 113 anos e mais de 60 mil livros em estoque, a livraria salva graças aos fãs de Harry Potter em todo o mundo é um belíssimo exemplar de arquitetura portuguesa neogótica: paredes, portas, janelas e colunas esculpidas em madeira, sua imensa claraboia em forma de vitral no teto, prateleiras altas e, especialmente, sua escadaria em forma de oito coberta de laca vermelha a tornam celebrada como uma das mais belas livrarias do mundo.

Fotos: Livraria Lello & Irmão/Reprodução
Compartilhe nas suas redes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *