Enem 2019: possíveis temas da redação

Por SOMOS Educação

O Enem 2019 está chegando. A redação é uma das partes mais aguardadas (e temidas) do exame. Não é à toa: ela sozinha vale 1000 pontos no resultado da prova. Durante a preparação para o vestibular, o estudante precavido trabalha com possíveis temas que podem cair.

Apostas de temas para a redação do Enem

Habilidades socioemocionais nas escolas

Habilidades socioemocionais são competências que envolvem as frentes de autoconhecimento, autogestão, autonomia e responsabilidade. É um tema muito em alta após a implementação na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) em uma de suas propostas. Além de ser agora habilidades cobradas no ambiente escolar, é também uma pauta forte no mercado de trabalho.

Com a Revolução Industrial pautada num mundo mais digital, a automação é uma realidade. Desse modo, o desenvolvimento socioemocional é o que evidencia a humanização no trabalho e a inteligência que só pode ser desenvolvida por pessoas, sem a necessidade de tecnologia. Diante desse mundo on-line, é o diferencial que será mais buscado no futuro – e já está sendo.

Consumo de drogas

O uso de drogas e seus eventuais malefícios é uma temática que poderia ser explorada.
Nesse caso, o aluno seria levado a se posicionar sobre sociedade e indivíduo, com aspectos sociais, jurídicos e criminais.

Dentro desse assunto, um aspecto que poderia ser levantado é a respeito da Lei 13.840, sancionada este ano, que autoriza a internação compulsória de dependentes químicos, sem a necessidade de autorização judicial. O assunto rende debates e seria cabível na proposta de redação.

O aluno antenado já está em vantagem em relação aos demais
O aluno antenado já está em vantagem em relação aos demais

Patriotismo

O tema reforçaria noções e conceitos de identidade nacional. O debate se daria pelos símbolos do Brasil como nação (bandeira, hino, “heróis” nacionais). É um assunto que pode ser reforçado dada a situação sociopolítica atual do país.

De acordo com a decisão do novo governo de não promover questões “ideológicas”, o tema seria uma abordagem conveniente, sem grandes polêmicas.

Meio ambiente

Diante de questões como as queimadas, a situação das águas, a limpeza das cidades, essa seria uma opção mais abrangente. O jovem argumentaria sobre a preservação ambiental e todas as camadas geopolíticas que a envolvem.

O tema daria holofote à uma grande polêmica mundial, principalmente no Brasil – que é o território da floresta amazônica. O debate sobre explorar ou não as terras florestais é, atualmente, um dos mais importantes a se refletir. Os alunos que acompanharam o noticiário nos últimos meses não teriam grandes problemas na argumentação.

Enem e redação: norma culta
Redação Enem 2019: é preciso estar atento à norma culta

Confira mais notícias sobre o Enem aqui e outras notícias sobre atualidades em https://www.rededeexperiencias.com.br/atualiza

Fotos: Reprodução

Compartilhe nas suas redes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *