Enem 2020: dicas digitais para auxiliar nos estudos

Por SOMOS Educação

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) vai ser aplicado, pela primeira vez, em computadores. A partir deste ano, os candidatos poderão optar pela mobilidade digital. As regras foram divulgadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Coincidentemente, com a necessidade de isolamento social devido à pandemia da Covid-19, os estudos para o Enem também precisam ser reinventados. O mundo virtual, inclusive, possui um vasto conteúdo para auxiliar professores e alunos nessa empreitada. 

Nesta publicação, levantamos sugestões de ótimas ferramentas para complementar os estudos: podcasts e jogos! Confira!

Aliados digitais

Podcasts

Podcast ferramentas digitais
Podcast: prático e leve

O estudante pode encontrar todos os canais em aplicativos de celular de podcasts, como Spotify e Soundcloud, de forma gratuita.

Politiquês: produzido pelo Jornal Nexo, o Politiquês trata, como o próprio nome indica, de política. O intuito é ampliar o debate a respeito de diversos temas da política atual, bem como explicar o significado de conceitos políticos que norteiam a temática.

Serendip – Cientistas Infalíveis: o Serendip é um prato cheio para os amantes da ciência de modo geral.  Aborda as coincidências, os erros e os acidentes que são comuns à ciência. 

Filosofia Pop: Como aliar cultura pop e Filosofia? Esse podcast debate, entre outros assuntos, sobre Filosofia Africana e Indígena, feminismo, existencialismo, quadrinhos, música, artes marciais, hermenêutica, novelas e lógica.

Jogos online

Games: estudos e diversão

Opções na web para estudar e ainda se divertir. 

O Jogo da Independência: Uma ótima maneira para ficar por dentro da história do Brasil. O game de tabuleiro conta com diferentes níveis com quiz para que os jogadores testem os seus conhecimentos.

O jogo está disponível em versão online.

Xenubi – Tabela Periódica: Esse é para quem deseja aprender mais sobre as propriedades da tabela periódica. O Xenubi permite que o jogador exercite seus conhecimentos a partir da análise da posição dos elementos.

O jogo está disponível para dispositivos Android e iOS.

Call of War: É um jogo de estratégia que leva os jogadores para o cenário da II Guerra Mundial. No jogo, os participantes devem se concentrar na partilha de recursos, exércitos e territórios, utilizando a força, a diplomacia e a espionagem para conquistar seus objetivos.

O jogo está disponível em versão online.

Confira mais notícias de atualidades em: https://www.rededeexperiencias.com.br/atualiza

Fotos – Unsplash

REFERÊNCIAS

https://www.segs.com.br/educacao/224210-como-os-podcasts-podem-auxiliar-nos-estudos-para-o-enem

https://canaltech.com.br/games/os-10-melhores-jogos-para-estudar-para-o-enem/


 

Compartilhe nas suas redes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *