Enem 2020 será adiado por 30 a 60 dias

Por SOMOS Educação

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será adiado de 30 a 60 dias em relação ao que foi previsto nos editais (1 e 8 de novembro). A informação foi dada em nota pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e pelo Ministério da Educação (MEC).

No mês passado, o Inep adiou apenas a versão digital, que seria realizada nos dias 11 e 18 de outubro e passou para os dias 22 e 29 de novembro. 

estudos Enem
Enem adiado: mais tempo para estudar

A decisão ocorre depois de o Governo enfrentar questionamentos judiciais cobrando o adiamento da prova por causa dos efeitos da pandemia da Covid-19, que levaram escolas a suspender as aulas presenciais. 

O debate sobre o adiamento da prova chegou ao Congresso e o Senado aprovou projeto que adia o exame. O texto seguiu para avaliação da Câmara dos Deputados.

Cronograma do Enem

A prova, portanto, que estava prevista inicialmente para novembro, deve acontecer agora em dezembro ou janeiro de 2021. Em média, 5 milhões de candidatos participam do Enem. Até o momento, segundo o MEC, mais de 4 milhões fizeram a inscrição para o exame deste ano.

A nota do MEC diz ainda que o período de inscrições para o exame segue inalterado. O prazo para cadastro termina às 23h59 desta sexta-feira (22). O texto também informa que o Inep realizará uma consulta aos inscritos no exame, a ser realizada em junho, por meio da Página do Participante. Segundo o MEC, a consulta será feita para que os participantes possam opinar sobre as datas de realização do exame. O ministério também informou que ainda não definiu quais opções de data serão apresentadas aos candidatos.

Confira mais notícias de atualidades em: https://www.rededeexperiencias.com.br/atualiza

Fotos – Unsplash

Referências

https://g1.globo.com/educacao/enem/2020/noticia/2020/05/20/inep-decide-adiar-o-enem.ghtml

https://educacao.uol.com.br/noticias/2020/05/20/mec-decide-adiar-enem-por-30-a-60-dias.htm


Compartilhe nas suas redes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *