Enem e vestibulares: 4 temas para estudar

Por SOMOS Educação

Mesmo diante do cenário caótico de pandemia, o sonho de conquistar a tão desejada vaga numa universidade pública ainda é real. Apesar das incertezas e das preocupações que o momento propicia, é um momento de se cuidar, assim como de encontrar formas de se adaptar à rotina dos estudos, que não podem parar.

Para ajudar milhares de alunos que estão tentando manter o ritmo de preparação durante o isolamento social, separamos quatro temas, por disciplina, de modo a reforçar os estudos em casa. Alguns temas são mais densos e complexos e, por isso, a revisão se faz necessária.

Confira abaixo!

Língua Portuguesa

Estrutura e formação das palavras

Os alunos devem ficar atentos aos processos de derivação e de composição de palavras, sem esquecer do hibridismo, da onomatopeia e do neologismo. É importante entender e reconhecer esses processos na formação de neologismos.

 O tema é cobrado em vestibulares como Unicamp e Fuvest, na segunda fase das provas.

Matemática

Combinatória e Probabilidade

São dois assuntos temidos pelos alunos nos exames por exigirem o uso preciso de técnicas de contagem (arranjos, permutações e combinações). Trata-se de um universo extremamente amplo de exercícios, em situações que demandam analisar muitos casos. Uma dica dos professores é tentar reduzir o caso apresentado em uma situação menor, ou seja, fazer um recorte, analisar e, em seguida, ampliar para o caso geral.

temas, disciplinas, materias, enem
É essencial estudar temas de todas as disciplinas

Biologia

Saúde

Um tema de fundamental importância durante a quarentena e que é abordado nos principais vestibulares e no Enem. Trata-se de um tópico relacionado com vários campos da Biologia, então, vale muito a pena o candidato destrinchá-lo. O aluno pode começar entendendo sobre alimentação e saúde, sobre as doenças cardiovasculares e a diabetes (no campo de estudos da fisiologia humana). Ainda dentro de saúde, o estudante pode se aprofundar a respeito de questões relacionadas às doenças parasitárias.

História

Crises políticas, econômicas e sociais do século 20

Considerando assuntos também de atualidades, é possível, inclusive, fazer um paralelo com o momento atual: crises políticas, econômicas e epidemiológicas. Enfrentamos, ao mesmo tempo, a ameaça de uma grande recessão econômica, as tensões entre as principais potências internacionais – com destaque para Estados Unidos, China e Rússia – e uma pandemia avassaladora.

Esses são os temas de hoje, pessoal! Curtiram as dicas? Fiquem ligados!
Nas próximas semanas vamos levantar mais algumas dicas de outras disciplinas também!

Confira mais notícias de atualidades em: https://www.rededeexperiencias.com.br/atualiza

Fotos – Unsplash

Referências

https://guiadoestudante.abril.com.br/estudo/os-20-principais-assuntos-para-estudar-na-quarentena-divididos-por-materia/

Compartilhe nas suas redes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *