O Ensino médio aos olhos dos jovens

Por SOMOS Educação

Mais segurança, maior atenção às pessoas com necessidades especiais, professores mais presentes e melhor infraestrutura. Essas são as principais aspirações dos estudantes do Ensino Médio e, ao mesmo tempo, os fatores de menor satisfação em relação às suas escolas, revela a Pesquisa Repensar o Ensino Médio, elaborada pelo movimento Todos Pela Educação, com mais de 1.500 adolescentes com idade entre 15 e 19 anos.

O levantamento, realizado entre os meses de setembro e outubro de 2016, mostrou ainda que os conteúdos curriculares e a maneira como eles são ensinados aparecem como fatores igualmente relevantes e que não alcançam boa margem de satisfação junto a parcelas expressivas dos estudantes. O uso da tecnologia em sala de aula, por exemplo, foi considerado aquém do ideal, o que pode indicar falta de preparo do corpo docente para se adequar às mais modernas metodologias de ensino.

Desafios do educador

Para Fábio Silva, coordenador pedagógico do Ético Sistema de Ensino, “a pesquisa é muito importante por mostrar parâmetros que ajudam a oferecer aos nossos jovens um ensino que realmente desperte o interesse deles na aprendizagem”, diz.

Manter o jovem permanentemente estimulado nos estudos é um grande desafio e, para Fábio Silva, a comparação com outros negócios pode facilitar a compreensão das respostas dos estudantes no levantamento.

“Nos negócios, é preciso conhecer o que exatamente o cliente procura para acertar na oferta do produto ou serviço e despertar seu desejo de posse. Na educação acontece o mesmo. Precisamos saber exatamente o que interessa aos nossos alunos para mantê-los estimulados em aprender, em prosseguir com os estudos até o final”, explica o coordenador.

Veja mais detalhes dessa pesquisa e os dados na íntegra aqui: http://www.todospelaeducacao.org.br/reportagens-tpe/41997/ensino-medio-o-que-querem-os-jovens/.

Imagem: Shutterstock

Compartilhe nas suas redes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *