Estimulando o diálogo positivo com as crianças

Por SOMOS Educação

A empatia se resume na capacidade do indivíduo de se colocar no lugar do outro; ou seja, tentar entender os sentimentos deste para, assim, compreender as suas atitudes, por exemplo. Ser empático nem sempre é uma tarefa fácil.

Quase sempre, a forma como falamos com as crianças tem um impacto muito profundo no desenvolvimento delas. E, muitas vezes, não estamos atentos a isso. O projeto brasileiro “Você preferiria ser tratado assim ou assim?” mostra como pequenas substituições podem modificar completamente um diálogo – tornando-o menos crítico e mais positivo.

Diálogo positivo

Família em Tiras

O trabalho, iniciativa da ilustradora Julianna Rodrigues e da analista comportamental e educadora parental Thais Basile, faz parte do projeto “Família em Tiras” – uma forma alegre e descontraída de ilustrar conversas do dia a dia entre filhos e pais. Tudo com muito afeto e atenção.

É importante que os pais tomem cuidado com os rótulos

A forma como os pais se comunicam faz toda a diferença, e a ciência é prova disso. É possível, inclusive, evitar problemas como depressão e ansiedade. Além disso, crianças e adolescentes expostos a altos níveis de crítica possuem chances menores de desenvolverem habilidades de relacionamento interpessoal, prejudicando a convivência com o outro e em sociedade.

Família em Tiras

Preste atenção em como você fala

É importante que os pais tomem cuidado com os rótulos, repetições e afirmações e se coloquem no lugar do seu filho. Outra orientação é manter uma relação mais próxima com a escola, pois os sintomas também aparecem, com frequência, no ambiente escolar.

A forma como os pais se comunicam faz toda a diferença

É possível passar a mesma mensagem de forma mais positiva, e não exclusivamente em tom negativo ou de crítica. O jovem é capaz de compreender mesmo aquilo que não é dito: as expressões corporais e o tom de voz, por exemplo. Pequenas substituições podem modificar completamente, para melhor, um diálogo.

LEIA TAMBÉM: ‘Descubra a Orquestra’ acontece na Sala São Paulo

Que tal, vamos praticar?

Fotos: Instagram Família em Tiras/Reprodução

Compartilhe nas suas redes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *