Estrutura física das escolas melhora o desempenho dos alunos

Por SOMOS Educação

A estrutura de uma escola tem impacto direto no aprendizado dos alunos. É o que conclui um estudo da Unesco com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que analisou dados de 143 mil escolas das redes federal, estadual, municipal e privada e comparou com notas no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica).

A pesquisa utilizou dados do Censo Escolar e do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) de 2013, 2015 e 2017.

Escola precisa ter espaços adequados
Escola precisa ter espaços adequados

O indicador Infraestrutura Geral é formado por onze aspectos:

  1. Serviços Básicos (água, energia, esgoto e coleta de lixo)
    2. Instalações do Prédio (presença de espaços como banheiro, cozinha, refeitório e despensa)
    3. Prevenção de Danos (proteção contra incêndio, boa iluminação do lado de fora da escola, muros e mecanismos de proteção)
    4. Conservação
    5. Conforto (iluminação e salas arejadas)
    6. Ambiente prazeroso (pátio, área verde e banheiro com chuveiro)
    7. Espaços Pedagógicos (laboratórios, biblioteca, quadra, auditório)
    8. Equipamento para apoio administrativo (copiadoras, impressoras e internet)
    9. Equipamento para apoio pedagógico (TVs, DVDs, máquinas fotográficas)
    10. Acessibilidade
    11.Ambiente para Atendimento Especializado (ensino de braile, comunicação alternativa, soroban).

As escolas com os maiores níveis do Ideb possuem os melhores indicadores de infraestrutura.  Nos anos iniciais do ensino fundamental (do 1º ao 5º ano), as escolas estaduais e municipais com as avaliações mais baixas pelo Ideb possuem 5,7 pontos em Infraestrutura Geral. Por outro lado, os mais altos têm 6,9 pontos no mesmo indicador.
Já nos anos finais do ensino fundamental (do 6º ao 9º ano), a diferença é de 6,1 contra 7,1, respectivamente.

Melhores estruturas, melhores desempenhos

De acordo com o texto da pesquisa, “a involução nos espaços pedagógicos não é um resultado esperado, uma vez que ele é mensurado pela existência de ambientes físicos na escola. Os dados do Censo Escolar não nos permitem inferir se houve alteração na destinação dos espaços pedagógicos (por exemplo, um laboratório de informática que se torna um espaço administrativo mensurado em outro indicador), se foi problema no registro dessas informações em algumas escolas ou outra explicação”.

O índice geral das escolas de ensino médio do Brasil está em 5,7. É um dado que corresponde a todas as variáveis de todas as unidades de ensino do país.

Ainda de acordo com a pesquisa, os colégios privados possuem os piores dados em relação a Ambiente para Atendimento Especializado: passou de 0, em 2013, para 0,1, em 2017. Trata-se do pior índice de todos os quesitos considerando todas as redes.

Estrutura da sala de aula é fundamental
Estrutura da sala de aula é fundamental

Diante desses dados, é fundamental que os setores pedagógicos das escolas pensem em ações de melhoria em aspectos como serviços básicos e ambiente prazeroso para os estudantes. Uma sala arejada ajuda a pensar melhor. Recursos tecnológicos ajudam numa melhor integração com o mundo.  O ambiente e, na mesma medida, o bem-estar são tão importantes quanto o conteúdo a ser ensinado.

Confira o estudo da Unesco na íntegra: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000368757?posInSet=1&queryId=7990941a-c4d6-47cc-94a7-f163404e5ce8

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Fotos: Depositphotos
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