Abstenção aumenta no segundo dia do Enem

Por SOMOS Educação

A segunda prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), aplicada no último dia 12 de novembro, registrou índice de abstenção de 32%, pouco mais que os 29,8% registrados no primeiro dia de prova, ocorrido no dia 5 deste mês. De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela aplicação do Enem, o índice de 2017 foi superior à média dos últimos anos, de 29,8% entre 2009 e 2016.

Isso significa que dos 6.731.344 inscritos, 2.156.449 se ausentaram na segunda etapa do Exame, que teve provas de matemática e ciências da natureza.

Gabaritos e resultados

Ao final das provas, o Inep informou que o gabarito oficial do Enem 2017 será divulgado até o dia 16 de novembro, e o Boletim de Desempenho, em 19 de janeiro de 2018.

Eliminações

Somados os dois dias de aplicação de provas, a edição do exame nacional deste ano teve 853 candidatos eliminados. Foram 842 por descumprimento de regras do edital, nove por detector de metal e dois que se negaram a coletar dados biométricos. A maioria dessas eliminações se deu na segunda prova, quando 580 candidatos foram desclassificados.

Remarcação da prova

O Enem será reaplicado nos dias 12 e 13 de dezembro nos locais que enfrentaram algum tipo de problema, como falta de energia, como aconteceu numa universidade em Teresina, no Piauí, e numa escola de Uruaçu, em Goiás. Eles farão as etapas do exame na esma data em que o exame é aplicado para pessoas privadas de liberdade.

Foto: Shutterstock
Compartilhe nas suas redes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *