Governo fará mudanças na base curricular para o ensino médio

Por SOMOS Educação

Depois de ser criticado por muitos educadores e especialistas na área da educação, o governo anunciou, na última quarta, 18, que promoverá mudanças no texto da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o ensino médio.

A maior crítica é com relação ao conteúdo genérico contido na proposta da BNCC. Segundo especialistas, o texto não dá qualquer tipo de orientação às escolas para que coloquem em prática as exigências do documento.

As reclamações mais recorrentes são em relação à falta de detalhamento dos conteúdos da área de ciências da natureza, bem como da área de ciências humanas. Mesmo as áreas de matemática e linguagens, que receberam algum tipo de detalhamento, ainda parecem estar incompletas.

Ausência de competências para o ensino médio

Outra crítica feita pelos educadores sobre o texto da nova BNCC para o ensino médio é a ausência de competências específicas para cada área do conhecimento, que devem sustentar os currículos das chamadas linhas de aprofundamento. Isso significa que falta a bússola que o aluno deverá seguir durante sua passagem pelo ensino médio.

O Ministério da Educação (MEC) informou que o governo tem total interesse em promover as mudanças visando à uma base curricular de qualidade e que as alterações devem ser feitas a partir das sugestões dadas durante o ciclo de audiências públicas que têm sido organizadas pelo Conselho Nacional de Educação (CNE). A última audiência deve acontecer dia 29 de agosto e a pretensão do governo é fechar o texto da BNCC para o ensino médio ainda em 2018.

Vale lembrar que, de acordo com a BNCC proposta pelo governo, 60% da grade do ensino médio seja comum e os demais 40% seja flexível, com o aluno escolhendo uma das cinco áreas de interesse: linguagens, matemática, ciências humanas, ciências da natureza e educação profissional.

Nas outras etapas escolares

A educação infantil e o ensino fundamental também ganharam nova base curricular. Para essas etapas escolares, porém, os documentos já estão definidos e aprovados.

Quer ficar por dentro das principais notícias do mundo da educação? Acesse https://www.rededeexperiencias.com.br/em-familia.

Foto: Depositphotos

 

Compartilhe nas suas redes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *