Há 50 anos, o homem andava na Lua pela primeira vez

Por SOMOS Educação

“Um pequeno passo para o homem, um grande salto para a humanidade”, a frase dita pelo astronauta Neil Armstrong celebra um dos maiores eventos da história da humanidade: a chegada do homem à lua. Era 20 de julho de 1969, e 600 milhões de seres humanos acompanharam a transmissão ao vivo pela televisão.

O homem na lua
O homem na lua

A missão durou exatos 8 dias, 3 horas e 18 minutos. Durante todo esse tempo, os astronautas percorreram aproximadamente 1,5 milhões de quilômetros de distância no decorrer de seu trajeto de ida e volta.

O grande feito resultou da Guerra Fria vigente na época. O sucesso da missão Apollo 11 fez com que os Estados Unidos fossem o primeiro (e único) país a realizar um pouso lunar.  No entanto, 12 anos antes, a União Soviética colocou na órbita da Terra o primeiro satélite artificial do mundo, por meio da missão Sputnik 1.

As imagens da Lua foram capturadas, inclusive, pelo satélite russo e de lá enviadas para o centro de controle da Nasa, o Centro Espacial Johnson, nos EUA e, assim, transmitida para todo o mundo.

Ártemis: uma mulher na lua?

Uma agência espacial americana, com participação da iniciativa privada e colaboração internacional, está com um projeto de levar a primeira mulher ao satélite, especificamente no Polo Sul lunar, onde ninguém nunca pisou – o prazo é até 2024, dado por Donald Trump, presidente dos EUA.  O nome Ártemis se dá pela deusa grega da caça e irmã gêmea de Apollo.

A lua é um fascínio para a humanidade
A lua é um fascínio para a humanidade

Confira mais notícias de atualidades em: https://www.rededeexperiencias.com.br/atualiza

Fotos: Depositphotos
Compartilhe nas suas redes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *