Hora de aquecer as turbinas para o Enem

Por SOMOS Educação

Nesta semana, alunos de todo o país retomaram as aulas para dar sequência ao ano letivo. Para muitos, esses próximos quatro meses serão de maior intensidade nos estudos por conta dos preparativos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Vale lembrar que, neste ano, ele acontece em dois finais de semana, nos dias 5 e 12 de novembro.

Preparação para o Enem

Para esses estudantes que em poucos meses participarão do Enem, o coordenador pedagógico do Ético Sistema de Ensino, Fábio Silva, dá algumas importantes orientações.

“É preciso ter muita dedicação e disciplina para conciliar os estudos e tarefas do dia a dia que visem à conclusão do ano letivo junto à preparação para o Exame, de modo que se alcance bom desempenho em ambos. E para obtê-los, é essencial ter organização”.

Transformar algumas atitudes em hábito nesse período em que as turbinas para o Enem estão aquecidas é outra valiosa recomendação do coordenador pedagógico. “Reserve um horário fixo para os estudos, diariamente. Os mais estudiosos podem começar com uma carga de horas maior. Quem ainda não tem esse hábito, pode começar com um pouco menos e ir aumentando gradualmente”.

Não há um tempo ideal a ser reservado para os estudos. A indicação de Fábio Silva é que a qualidade se sobreponha à quantidade de tempo. “O mais importante é estudar enquanto ainda é possível manter a concentração”, diz.

Para otimizar o tempo, uma alternativa interessante é conciliar os estudos para as disciplinas do colégio com o conteúdo que pode ser cobrado no Enem. “Um conteúdo ajuda o outro e a matéria fica ainda mais memorizada”.

Dicas para se dar bem na redação

Para a redação, o coordenador pedagógico do Ético Sistema de Ensino também dá dicas de como se preparar:

Mantenha-se informado a respeito do que ocorre no país e no mundo, já que, geralmente, a redação traz como tema questões da atualidade;

Não se contente apenas com as manchetes. Separe um tempinho para conferir o noticiário, acompanhar os fatos e ler a respeito de maneira mais aprofundada. Isso lhe dará base para produzir um texto bem fundamentado;

Pratique. Escreva algumas redações com alguns possíveis temas e peça para pessoas próximas lerem e avaliarem suas ideias, para conferir como está se saindo;

Troque informações com colegas sobre material de apoio para estudo. Essa dica vale não só para redação como para as outras disciplinas que fazem parte do Enem. Há aplicativos interessantes que auxiliam o preparo dos estudantes e que podem servir como boas referências. Um desses aplicativos é o AppProva, que entre muitas dicas, destaca os conteúdos mais cobrados no Enem (baixe aqui o infográfico dos conteúdos mais recorrentes)

Foto: Shutterstock
Compartilhe nas suas redes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *