A importância da afetividade no processo de aprendizagem

Por Tânia Medeiros – Sistema Maxi de Ensino

No universo educacional atual, onde a permanente busca por resultados é considerada prioridade por muitas instituições de ensino, vem crescendo uma outra tendência, que propõe uma relação mais estreita entre professor e aluno no processo de aprendizagem, respeitando-se a individualidade, os valores de vida e o desenvolvimento de cada um. Trata-se da pedagogia afetiva.

Essa proposta pedagógica surgiu com a carência de um processo de aprendizagem que incluísse à qualidade cognitiva e científica a qualidade social e afetiva. Essa junção é de enorme relevância, pois o desenvolvimento humano acontece por vários estágios, nos quais a inteligência e a afetividade se alternam em termos de importância e se complementam em termos de necessidade.

Em sua essência, a pedagogia afetiva traz a proposta de unir à escola ao que é humano, o que possibilita ao educador melhor e mais profunda visão sobre o educando, para, se preciso for, ampliar seu repertório de ações.

Nesse modelo de ensino, as interações humanas são amplamente valorizadas, o que faz toda a diferença no processo de ensino e aprendizagem. Assim, pode preparar o aluno de maneira integral para a vida, além de priorizar valores e princípios na busca de tornar a vida social cada vez mais agradável.

A pedagogia afetiva é trabalhada em todos os segmentos educacionais, reunindo conhecimento, autonomia e responsabilidade a valores como solidariedade, respeito, cidadania, criticidade, criatividade e sensibilidade.

O resultado de todo esse conjunto é a criação de uma relação mais positiva entre professor e aluno, o que não apenas facilita o processo de aprendizagem como também torna o estudante mais preparado nos aspectos cognitivos e socioemocionais, mais bem formado para viver e fazer diferença na sociedade.

*Tânia Medeiros é coordenadora pedagógica do Sistema Maxi de Ensino

Foto: Shutterstock
Compartilhe nas suas redes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *