Inep divulga manual de redação do Enem 2017

Por SOMOS Educação

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou, na última segunda, 16, uma cartilha com informações e detalhes sobre a redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017, que começa a ser realizado no dia 5 de novembro.

O documento explica os pontos a serem observados pelos alunos em suas redações, além de detalhar o que será avaliado na correção da prova. A cartilha também traz oito redações elaboradas no Enem de 2016 e que alcançaram nota máxima, com comentários dos avaliadores.

Enem 2017: provas em 05 e 12 de novembro
Composição da nota

Para compor a nota, a redação passará pela correção de dois avaliadores, sem que um conheça a nota dada por outro. Para chegar a ela, cada avaliador atribuirá de 0 a 200 pontos para cinco diferentes competências, a serem somados. A nota final será a média aritmética dessas duas avaliações.

O aluno que somar 1.000 pontos alcançará a nota máxima possível na redação.

As competências

Para balizar a avaliação, os corretores observarão em cada texto as seguintes características:

Competência 1 – Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa.

Competência 2 – Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa.

Competência 3 – Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Competência 4 – Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Competência 5 – Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Para ver na íntegra a cartilha de redação do Enem 2017, com todas as informações e exemplos de textos que obtiveram nota máxima em 2016 acesse o link.

Foto: Shutterstock
Compartilhe nas suas redes

2 comentários em “Inep divulga manual de redação do Enem 2017

    • 12 de abril de 2018 em 11:37
      Permalink

      João, muito obrigada!

      É super importante compartilharmos o máximo de informação possível, né? Fica de olho que em breve daremos mais dicas sobre o Enem e os vestibulares!

      Abs,

      Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *