Inscrições abertas para a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica

Por SOMOS Educação

Até o dia 15 de março, escolas públicas e particulares de todo o país poderão se inscrever para participar da 23ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica. O evento é organizado pela Agência Espacial Brasileira (AEB) e pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), é uma oportunidade e envolve estudantes tanto do Ensino Fundamental quanto do Ensino Médio. As inscrições devem ser realizadas no site do evento.

Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA)
Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA)

A Olimpíada acontece no dia 15 de maio, por meio de provas aplicadas dentro da própria instituição de ensino inscrita. As provas são divididas em quatro níveis, sendo os três primeiros para alunos do Ensino Fundamental e o quarto para estudantes do Ensino Médio. Elas são compostas por dez perguntas, sendo grande parte relacionadas ao raciocínio lógico. Os melhores de cada nível são condecorados com medalhas. Anualmente, a organização distribui cerca de 50 mil medalhas.

Além disso, os detentores das maiores pontuações poderão representar o Brasil na Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica. Mais além, serão os representantes nacionais na Olimpíada Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica de 2021.

A Olimpíada faz parte do calendário de muitas escolas de todas as regiões do país. Em 2019, cerca de 885 mil estudantes de quase 10 mil escolas participaram do evento.

Para que o estudante possa se preparar melhor antes do evento, a organização disponibiliza bons materiais em seu site. Ali, os candidatos poderão instalar gratuitamente aplicativos com simulados, dicas e provas de edições passadas da Olimpíada.

Competição de foguete

As escolas públicas e particulares também têm até o dia 15 de março para realizarem a inscrição para a 14ª Mostra Brasileira de Foguetes (Mobfog). Nessa competição, os alunos são avaliados quanto a capacidade de criarem e lançarem foguetes. Claro, aqui, são foguetes construídos com materiais como garrafas pet, canudos e tubos de papel.

Inscrição para a Mostra Brasileira de Foguetes
Inscrição também para a Mostra Brasileira de Foguetes

É mais uma boa oportunidade de descobrir e reconhecer talentos escolares. Mais do que isso, excelente ocasião para promover a difusão dos conhecimentos básicos de forma lúdica e cooperativa. Neste regulamento é possível saber todos os detalhes do Mobfog.

Confira mais notícias de atualidades em: https://www.rededeexperiencias.com.br/atualiza

Compartilhe nas suas redes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *