Inscrições para a 6ª Olimpíada de Língua Portuguesa vão até 13 de maio

Por SOMOS Educação

Organizada pelo Itaú Social e pelo Ministério da Educação – com coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), a Olimpíada é direcionada a estudantes do 5º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio.

Tema do ano

Com homenagem à escritora Conceição Evaristo, um dos expoentes da literatura brasileira da atualidade, e o tema “O lugar onde vivo”, a edição de 2019 terá cinco categorias: poema, memórias literárias, crônica, documentário e artigo de opinião.

De acordo com o Portal Escrevendo o Futuro, que acolhe as inscrições feitas pelos professores, até o início de maio quase 100 mil participantes já estavam confirmados, representando mais de 34 mil escolas e 65 mil professores de todas as redes estaduais, e de 4.740 redes municipais.

6ª Olimpíada de Língua Portuguesa
6ª Olimpíada de Língua Portuguesa

Contribuição

O Programa Escrevendo o Futuro contribui para a melhoria do ensino e aprendizagem da leitura e escrita nas escolas públicas de todo país, por meio de ações de mobilização para a formação de professores de língua portuguesa. O site disponibiliza, por exemplo, versão em PDF de jogo que trabalha o potencial de argumentação, entre outras iniciativas.

Confira as categorias

A edição deste ano traz algumas novidades. A partir de 2019, os jovens poderão concorrer em cinco categorias diferentes, dependendo do ano em que estão matriculados. A saber:

– Poema (alunos do 5º ano do ensino fundamental)

– Memórias literárias (alunos do 6º e 7º anos)

– Crônica (alunos do 8º e 9º anos)

– Documentário (alunos do 1º e 2º anos)

– Artigo de opinião (3º ano do ensino médio)

Como funciona

A Olimpíada acontece em várias etapas no segundo semestre deste ano. No total, serão escolhidos 569 estudantes e 433 professores semifinalistas e, dentre eles 173 serão os finalistas desta edição. Na etapa final, 28 vencedores serão anunciados. A premiação ocorrerá no dia 9 de dezembro. Participe!

Fotos: Olimpíada de Língua Portuguesa/Reprodução Instagram
Compartilhe nas suas redes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *